sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PORQUE É TURISMO, PORQUE É POSSÍVEL....

Ainda sobre o 9° Semintur Jr, vale registrar a palavra da Prof. Marcia Cappellano
coordenadora do PPGTURH-UCS, ao abrir o evento:

“Se qualquer um dos participantes desta 9ª edição do Encontro Semintur Jr nos perguntasse por que este é um dia tão especial para o PPGTURH, tenho certeza de que a primeira resposta que viria à nossa mente seria: É porque vocês estão aqui nos permitindo vivenciarmos, juntos, uma experiência acadêmica que, paradoxalmente, é sempre diferente e, ao mesmo tempo, única. Me explico.
Em sua maioria, são outros os estudantes, são outros os professores que aqui vieram, que, neste dia, trocaram de casa, fazendo sua esta Universidade, tornando seu este Programa, este evento. É outro o tema escolhido, são outros os trabalhos submetidos, são outras as oficinas, as mesas temáticas, é outra a palestrante, contudo serão únicos, nas suas diferenças, os sentimentos, os pensares, os fazeres, o compartilhamento de histórias, de expectativas, conquistas que esta jornada nos propiciará a todos.
Há ainda um outro aspecto que é marca do Semintur Jr desde sua criação, que está no seu DNA: falo do objetivo permanente de fazer dele um espaço de incentivo à pesquisa em Turismo e Hospitalidade desenvolvida na graduação, como também um espaço de reconhecimento, de socialização e de visibilidade dessa produção de conhecimento realizada pelos graduandos. E para isso, não poderia deixar de estar no DNA do Semintur Jr, o intento de fazer deste, um espaço de vivência científica, o que significa dizer, um espaço pautado por concepções de ciência.
Nesta 9ª edição, o tema escolhido foi Um outro turismo é possível. E, como todo tema, este permite diferentes leituras interpretativas.  A minha leitura foi construída jogando um pouco com as palavras (Como professora das Letras faz parte de mim me ater às palavras). Foi assim que estendi o tom declarativo, afirmativo, categórico do tema (Um outro turismo é possível), inserindo complementações ao termo “possível”:
Um outro turismo é possível... possível de ser vislumbrado; de ser almejado; de ser planejado; de ser implementado; de ser vivenciado; de ser sentido; de ser pensado; de ser estudado; e de ser analisado cientificamente. E o que eu quero destacar é o fato de que é na análise científica que sempre estaria sendo reiniciando o ciclo, porém, sempre numa nova perspectiva. E por que pensei nisso?
Porque a leitura científica não se pauta mais pela ideia de conhecimento comprovado, verdadeiro, definitivo, como se não pudesse ser questionado, independentemente de quem o assine. Não se pauta mais pela ideia de conhecimento que basta a si mesmo, que não possa ou deva ser ecologizado em redes conceituais envolvendo diferentes áreas do conhecimento
Então, o conhecimento que se pretende “científico” sempre trará a marca da escuta intersubjetiva e das repercussões dessa escuta na dinâmica do pensar cientificamente. E, no nosso caso, na dinâmica do pensar cientificamente o turismo e a hospitalidade. Por isso estamos aqui, para vivenciarmos momentos únicos de escuta entre nós todos, pesquisadores – não importa se juniores ou seniores – e assim contribuir para renovar o ciclo da leitura científica nessas áreas.
Desse modo, indo mais além do que jogar com as palavras, eu ousaria até mesmo reescrever o tema deste evento: Eu diria: Um outro turismo é e será sempre possível,  isso, graças à ideia de devir imanente à própria ciência; isso, graças a estudiosos como vocês, graças à percepção clara de seu papel como produtores de conhecimento científico sobre turismo e hospitalidade. Se assim não o fosse, não teriam se inscrito para participar do evento.  
Lá, há mais de 500 anos A.C., o filósofo Heráclito dizia que o mundo é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo. Tudo se transforma. Afirmava ele que as palavras dizem as coisas em sua permanente transformação. Ora, também a história do pensar científico narra transformações permanentes. Não há epílogo. E vocês já são e continuarão a ser escritores do pensar e permanente repensar científico dessas áreas. E vocês estão aqui, na UCS, no PPGTURH. Então, acho que fica mais claro agora por que este é, sem dúvida, um dia muito especial, um dia único.

Sejam todos bem-vindos pesquisadores amazonenses, fluminenses, paulistas, paranaenses, gaúchos. Sintam-se abraçados pelos nossos alunos, professores e pela nossa secretária. Daremos o melhor de nós para que tenham uma acolhedora e produtiva jornada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário