domingo, 10 de novembro de 2019

SUZANA DE CONTO RECEBE COMENDA MÉRITO SILVIO TOIGO DE CONSTRUÇÃO CIVIL



Em sessão realizada na Câmara Municipal de Caxias do Sul, no dia 29 de outubro último, a Prof.ª Drª Suzana Maria De Conto foi outorgada com a Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil, juntamente com os senhores Celso Empinotti e Olivir Hilario Viezzer. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, registramos aqui o discurso da homenageada, na ocasião.

Excelentíssimo Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vereador Flávio Cassina, meus cumprimentos. Em seu nome eu cumprimento os vereadores e demais autoridades já elencadas pelo protocolo. O vereador Edio Elói Frizzo, aqui presente, meus cumprimentos e obrigada. Participei da instalação do primeiro Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA, representando a UCS, quando o vereador estava na presidência do Conselho.
Cumprimento meus familiares e familiares do Olivir, meus filhos Giovanni e Juliana, amigos, colegas, mestrandos, doutorandos, orientandos e demais aqui presentes. Professor José Luis Piazza, aqui presente, meu orientador de 1980 (projeto de pesquisa sobre aproveitamento de cinzas de carvão). Os amigos de infância de Jacarezinho, município de Encantado, estão aqui representados pela amiga Margarete Lucca (professora da UCS e diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias).
Meus cumprimentos ao Reitor da Universidade de Caxias do Sul Prof. Evaldo Antônio Kuiava, aqui representado pela Professora Renata Cornelli, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental.
Cumprimento os homenageados Olivir e Celso pela trajetória profissional e relevantes serviços prestados à sociedade. Olivir tive a oportunidade de conhecê-lo na Câmara de Indústria e Comércio – CIC e o Celso nos trabalhos de remediação do lixão de São Giácomo no início da década de 90.

Senhoras e senhores.
É com especial alegria que participo desta sessão solene para receber e compartilhar a Comenda Mérito Silvio Toigo de construção civil. Inicialmente quero externar o meu sincero agradecimento ao Vereador Gustavo Toigo que indicou o meu nome. À Comissão que avaliou o meu currículo, muito obrigada. Agradeço a Vereadora Denise Pessôa pela autoria da Comenda instituída em 2014.
Refletindo sobre a importância de uma homenagem, na minha percepção, destaca-se a possibilidade do homenageado agradecer aqueles que contribuíram com a sua trajetória pessoal e profissional. A trajetória de um profissional é pautada pelas relações que ele estabelece entre crenças e atitudes, habilidades e competências, o fazer e a ética, a emoção e a razão. Também, a trajetória é pautada pelas oportunidades.

Neste momento, destaco a importância de oferecer e de aproveitar as oportunidades. Destaco aqui o quanto recebi de minha família e da sociedade. Aos meus pais e irmãos, berço da educação, dos princípios e dos valores, muito obrigada! Desde cedo, com a perda do pai (ainda criança), e da mãe na adolescência, tive o apoio de meus irmãos. Obrigada por acreditarem nas minhas crenças e respeitarem as minhas decisões. Meus filhos, Giovanni e Juliana, que desde cedo aprenderam a importância de estabelecer as relações entre o amor presente e o amor ausente; a dividir espaços com os livros, textos, alunos, orientandos e com a sociedade (principalmente em conferências, palestras, cursos, ou projetos de intervenção).
Mauro, obrigada pelo incentivo, principalmente durante a graduação e mestrado.Adelmar, gratidão por respeitar o espaço da mulher professora e pesquisadora. A Universidade de Caxias do Sul, pela excelência acadêmica, sempre me apoiou (na iniciação científica durante quatro anos durante o curso de Engenharia Química, na concessão de uma bolsa para cursar o Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo em 1985 e na trajetória como docente, doutoranda, gestora e pesquisadora nesses 33 anos na Instituição). Destaco os professores Rodrigo Leygue Alba e José Luis Piazza, meus orientadores de iniciação científica. Muito obrigada professores. UCS, minha gratidão.  Agradecendo o Reitor Evaldo Kuiava eu agradeço a todos os reitores desde 1979, pró-reitorias, área das exatas e sociais, professores, corpo técnico-administrativo e alunos. Agradeço em especial a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e, coordenação e colegas dos Programas Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade (coordenadora Professora Marcia Maria Capelano dos Santos) e do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais (coordenador Professor Lademir Beal) pelo apoio constante na produção do conhecimento. 
Destaco o apoio da Professora Maria de Lourdes Pauletti na coordenação da manutenção da bolsa de estudos no Mestrado no período de 1985 a 1986. Muito obrigada! Em 1984 a demanda por bolsas de estudos pelos professores era menor que o número de bolsas disponíveis para a formação de professores. Como egressa fui contemplada com uma bolsa.
Em 1987 inicio minhas atividades como docente na UCS. Completado dois anos de docência na UCS me foi concedida uma licença para estudar na Itália (bolsa de estudos do Instituto Vêneto para descendentes de italianos). Agradeço ao Reitor João Luiz de Morais pela licença. Agradeço a amiga Carin Frizzo, que em 1988, ainda minha aluna no curso de Engenharia Química, me incentivou a participar do processo de seleção dos bolsistas. Ao empresário Plínio Mioranza pela concessão da bolsa. Em nome do Presidente Candido Tecchio do Instituto Vêneto agradeço aos italianos pela oportunidade de vislumbrar um cenário ainda não familiar no Brasil na área de resíduos sólidos em 1989. A cada visita que fazia na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade de Pádova, eu me reportava ao professor Lino Marchesini e seu assistente Renato Bonora (ambos responsáveis para me acompanhar na Universidade). Após as leituras em livros de congressos e revistas especializadas, solicitava ao professor Lino a possibilidade de conhecer as empresas e tecnologias de tratamento de resíduos sólidos da Itália. Prontamente o Professor fazia uma ligação telefônica e me indicava com carinho às empresas da Itália. Nomes como Aulo Magagni, Giorgio Boschi e Maurizio Stefani, minha gratidão por tudo o que aprendi e que pude trazer para Caxias do Sul.
O Instituto Vêneto também me proporcionou estar próxima a cultura, gastronomia italiana e a família De Conto de Campea di Miane (Província de Treviso); a conhecer a casa de meu vô Antônio De Conto e a construir novas amizades italianas e alemãs principalmente. No retorno da Itália, muitos desafios. O reitor Ruy Pauletti e o Pró-Reitor Luiz Antonio Rizzon (posteriormente reitor) me lançaram grandes desafios. Agradeço pelas exigências. Cresci muito.
O final da década de 80 e início da década de 90: destaco as atividades de extensão, principalmente nas palestras e cursos voltados a sensibilização ambiental da sociedade. Agradeço todo o apoio recebido, em especial do Prof. Armando Sachet (Pró-Reitor). Professor Luiz Mario Queiroz Lima da UNICAMP. Gratidão por escrever comigo em 1989 o texto proposto para implantar o Programa de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Tratamento de Resíduos Sólidos na UCS.  
Assumir a responsabilidade acadêmica pela coordenação de equipe e dos trabalhos junto a remediação de uma área degradada por resíduos sólidos (lixão com 64.000 m³ de resíduos) em 1990, onde não tínhamos uma política nacional e estadual, era no mínimo assustador. Destaco a importância da parceria entre o poder público, universidade e iniciativa privada. Agradeço aos Prefeitos Mansueto Serafini Filho e Mário Vanin pelo período desafiador de trabalho e parabenizo pelo destaque do município no cenário nacional. Caxias do Sul foi um dos primeiros municípios do país a remediar área degradada por resíduos sólidos. Parabenizo a todos os prefeitos e vereadores de Caxias do Sul que vem, num processo de melhoria contínua, investindo no saneamento básico do município. Na área de resíduos sólidos as buscas pelas tecnologias de tratamento têm seu início na metade da década de 80 pelo município. Cabe ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos é de 2010 e a Lei de Resíduos Sólidos do Estado do Rio Grande do Sul é de 1993. Parabéns Caxias pelo exemplo em nível nacional.
Outros desafios lançados pela gestão da UCS sob a minha responsabilidade: coordenar o Programa de Estudos e Pesquisas Aplicadas no Tratamento de Resíduos Sólidos; implantar o Laboratório de Saneamento; implantar o Instituto de Saneamento Ambiental, onde fui a primeira diretora; coordenar a implantação do processo de licenciamento ambiental da instituição; assumir a responsabilidade técnica pelo Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos da UCS (Primeiro plano da UCS aprovado pela FEPAM), entre tantos outros, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Na pós-graduação novos desafios: PPGTURH (2000) e PPGECAM (2012). Desafios no turismo com projetos de pesquisa voltados à gestão da sustentabilidade dos serviços turísticos, onde as áreas da Engenharia e do Turismo mesclam-se na produção do conhecimento. A UCS pela excelência na investigação científica, busca nos problemas concretos da sociedade um problema de pesquisa a ser estudado e socializado.

Agradecimentos a todos os empresários que abriram as portas de seus empreendimentos para a pesquisa: Cosmos Hotel (família Rossi) e Pousada Encantos da Terra de Canela (Mauro Sales) em nome desses dois meios de hospedagem, agradeço aos setores e serviços (restaurantes, aeroporto Hugo Cantergiani, parque temático Floribal, entre outros).
Ao Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, FAPERGS e FINEP, fontes de financiamento importantes para um pesquisador. Muito obrigada!
Minha gratidão às 29 donas de casa da Rua Aldo Locatelli, Bairro Petrópolis. Tive a oportunidade nessa rua coletar dados em 1995 para a minha tese de doutorado. Foram alcançados resultados de extrema importância para a gestão de resíduos nos municípios. Uma das variáveis determinadas na pesquisa foi o espaço para o armazenamento provisório dos resíduos sólidos no âmbito das residências (uma lacuna nos projetos arquitetônicos). Isso foi possível porque as pessoas abriram as portas de suas residências para a construção do conhecimento.
Em nome de Cláudia Echevenguá Teixeira e Neide Pessin, primeiras orientandas (1989 e 1990), agradeço aos demais orientandos que atuam em prol da minimização dos impactos ambientais decorrentes das ações humanas. São mais de uma centena de orientandos, e não teria como mencionar todos neste momento.
São tantos a agradecer.  As oportunidades foram muitas e contínuas.
CIC e Conselho da Mulher Empresária, gratidão pela oportunidade e desafios sociais em que estive envolvida durante a minha participação como diretora de Meio Ambiente e membro do Conselho.
Atualmente meu projeto de pesquisa está relacionado à Gastronomia, alinhando as pesquisas ao atendimento do segundo objetivo do desenvolvimento sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Estudar os desperdícios de alimentos, as tecnologias mais limpas nos restaurantes em prol da minimização dos impactos ambientais e levantar os indicadores de sustentabilidade nesses serviços, são alguns dos objetivos da pesquisa. Agradeço a Maria Beatriz Dal Pont, que abriu as portas do Amada Cozinha para iniciarmos o estudo dos indicadores.
Por fim, compartilho com vocês algumas considerações relacionadas aos resultados de minhas pesquisas ao longo de 33 anos na área ambiental: os problemas relacionados ao meio ambiente não são apenas técnicos, administrativos, econômicos, tecnológicos ou políticos: são também  comportamentais. Além de crenças (que prevalecem nos resultados das pesquisas), devem ser potencializadas as atitudes nas pessoas. A conscientização não garante atitude. Muito mais que pessoas conscientes, precisamos de pessoas sensíveis e que estejam predispostas a mudanças em prol de uma melhor qualidade de vida.

Muito obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário