quinta-feira, 27 de março de 2014

MESTRA PELO PPGTUR-UCS INICIA DOUTORADO NA UFPEL

A mestra pelo PPGTUR-UCS, Luciana de Castro Neves Costa, foi aprovada para cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista no Programa pelotense, Luciana insere-se na linha de pesquisa Políticas de Memória e Patrimônio no Mercosul, com a pesquisa que tem, como título provisório, “Paisagem cultural em cidades de fronteira: repensando limites”.
A pesquisa segue temática já trabalhada durante o mestrado, com o título “Turismo e paisagem cultural: para pensar o transfronteiriço”. O projeto apresentado na UFPel, segundo a própria pesquisadora, tem como foco “a discussão da categoria de Paisagem Cultural Brasileira, e a ideia das cidades-gêmeas, buscando avaliar essa chancela e propor uma metodologia de análise, uma vez que pelas minhas pesquisas anteriores, o IPHAN lançou há quatro anos essa nova categoria de bem patrimonial, mas até o momento só conseguiu implementar uma Paisagem Cultural Brasileira, em Santa Catarina. Trata-se, portanto, de um conceito muito amplo com o qual os especialistas estão aprendendo a lidar e a gerir após a certificação. As paisagens culturais certificadas pela Unesco chegam a mil hectares: como administrar tamanha área e como lidar com a preservação de algo que, por sua natureza, é dinâmico e está em constante mutação?”
A dissertação de mestrado de Luciana de Castro Neves Costa - “Turismo e paisagem cultural: para pensar o transfronteiriço” - está disponível em:

Muito sucesso a doutorando, neste prosseguimento de pesquisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário