sábado, 1 de novembro de 2014

PROFESSORA DO PPGTURH-UCS PARTICIPA DE BANCA NA UFAM


A professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul, Maria Luiza Cardinale Baptista, esteve entre os membros da Banca de Defesa de Tese de Sandro Alberto Colferai, no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa intitulada “Um Jeito Amazônida de Ser Mundo. A Amazônia como Metáfora do Ecossistema Comunicacional: Uma Releitura do Conceito a Partir da Região”, foi orientada pelo Prof. Dr. Gilson Vieira Monteiro.
Em sua fala durante a sessão de defesa, a professora Maria Luiza destacou:
“Neste momento, em que quase ‘vou embora’, a alegria do encontro compartilhado me convida a falar da força da transformação e da sabedoria que sinto acionada cada vez que volto à Amazônia. Percebo que, da intensidade e exuberância das multiplicidades amazônicas, brotam energias que, realmente, podem contribuir para movimentos significativos no sentido da transformação da Ciência, para uma dimensão mais amorosa, como eu venho propondo, segundo a ética da relação entre os seres, os ambientes, o cosmo.

Fica, por fim, a partir desses dizeres, meu convite para seguirmos com produções conjuntas, para ampliar a produção de escritas cúmplices partilhadas, de tal forma que eu possa ir me misturando à paisagem e ao espaço simbólico construído dessas narrativas. Agradeço a oportunidade, mais uma vez, pedindo licença aos povos da floresta para deixar aqui também meu cheiro, meu jeito, minha morenice branca de mestiça italiana, meus olhos de admiração pela Amazônia e também pelo trabalho que é feito aqui. Ad-mirar é mirar com encantamento. Assim também mirei tua tese, Sandro. Ad-mirei. Parabéns Dr. Sandro. Parabéns Dr.Gilson. Agradeço também à parceria na banca dos outros colegas da UFAM, professores doutores: Walmir de Albuquerque Barbosa, Rosemara Staub de Barros e Odenei de Souza Ribeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário