sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


O número 27 da revista El Periplo Sustentable, vinculada a Universidad Autonoma del Estado do México, circula com o artigo assinado pelos doutores Eurico de Oliveira Santos, do corpo permanente do PPGTURH, e Humberto Thomé Ortiz, da UAEMEX. Acompanham os professores as mestres em Turismo e Hospitalidade pelo Universidade de Caxias do Sul, Magda Micheline Spindler, Andiara de Souza Valentini e Lisiane Scherer.
Intitulado “La Sociedad Rural de São José dos Ausentes en Los Campos de Cima da Serra, Brasil”, o artigo aborda a atividade turística a partir da estratégia de diversificação de produtos, incluindo os desenvolvidos em áreas rurais. Os autores analisam o papel das atividades não-agrícolas em propriedades rurais em São José dos Ausentes, na Região Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, que recentemente foi foco do programa Globo Repórter, da rede Globo.
Com o objetivo de avaliar a importância que o turismo na reestruturação produtiva das propriedades rurais locais, analisam-se numa abordagem qualitativa, as perspectivas dos proprietários das fazendas envolvidas na atividade. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2010 e 2011, dividida em fase exploratória e analítica. Os atores desta transformação são chefes de família rurais que coabitam o espaço onde também é oferecido os serviços turísticos. A consciência ambiental dos proprietários das fazendas contribui para a conservação do ecossistema Mata Atlântica, sendo esta uma das principais atrações da região.


O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://rperiplo.uaemex.mx/index.php/elperiplo/article/view/327/pdf_6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário