sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Um mestre nunca saberá onde termina sua influência"*


Os professores da UCS estiveram reunidos nesta semana, para receber as boas-vindas da Administração Superior da Instituição, confraternizar com os colegas e preparar-se para iniciar mais um período letivo. Na oportunidade, o  reitor Evaldo Kuiava destacou a importância do professor para a qualificação institucional. A seguir, uma conversa, conduzida pela professora Marcia Cappellano dos Santos, sobre hospitalidade e convivência no espaço acadêmico, suscitou reflexão sobre a prática docente.
Em sua fala, o reitor Evaldo Kuiava contextualizou o cenário atual no qual a Universidade de Caxias do Sul se movimenta. Para isso, ele destacou as diretrizes institucionais e explicou o caráter comunitário da Instituição à luz da Lei 12.881, que criou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES). "O horizonte é a excelência e a excelência nunca é um feito em si mesmo. Ela implica na condição humana e está nas ações e atitudes, nas relações que construímos com quem convivemos". Ao relacionar - e aprofundar - os conceitos de excelência, pertença, inovação e sustentabilidade, o reitor apresentou dados e resultados e destacou os desafios que se apresentam para os próximos anos. "Não há mudança sem o comprometimento de todos".
Após a apresentação do reitor, a professora Marcia Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, propôs ao grupo uma reflexão sobre os conceitos de hospitalidade e convivência na contemporaneidade e, especialmente, no contexto da vivência acadêmica e na relação professor-aluno. Como recursos para envolver a plateia, ela apresentou vários vídeos, entre eles "A amizade Facebook", com uma entrevista de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, estudioso da sociedade pós-moderna e trouxe alguns resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais. Ao final, à guisa de reflexão, ela deixou algumas questões para serem pensadas pelos colegas no decorrer deste período letivo:
 Na nossa prática diária como professores, junto a nossos colegas, mas particularmente junto a nossos alunos, conseguimos vislumbrar e compreender variações de sincronia e simetria intrínsecas ao fenômeno do acolher? Como esses níveis de simetria e sincronia relacionais têm estado presentes na nossa prática docente? Quais têm predominado? Como têm sido ajustados nas diferentes situações frente a eventos do acaso? Conseguimos visualizar e compreender as implicações dessas variações de níveis de simetria e sincronia nas escolhas metodológicas que fazemos e nos processos de ensino e aprendizagem que conduzimos? Como poderíamos caracterizar a convivência em nossas atividades de ensino e aprendizagem?

*A citação "Um mestre nunca saberá onde termina sua influência" é de autoria do professor norte-americano Henry Brooks Adams (1838/1918).

Foto: Claudia Velho
Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1424981037

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