quarta-feira, 29 de julho de 2015

ROSA DOS VENTOS - TURISMO E HOSPITALIDADE EM NOVA EDIÇÃO

Revistas acadêmicas, como a nossa Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, têm papel muito importante na difusão do conhecimento produzido na Universidade, em especial no momento brasileiro atual, quando diferentes Programas de Pós-Graduação de Turismo, Hospitalidades e áreas afins, consolidam suas investigações tanto nos mestrados como nos doutorados.
Mas, acredito que há um papel ainda mais importante a ser desempenhado pelos nossos periódicos, qual seja, o de fomentar a discussão em torno dos temas pesquisados e sobre os resultados alcançados nesses processos. Tomara, essa discussão se expanda e deixe de envolver apenas autores e pareceristas, para criar um bom debate público com réplicas e tréplicas, pois a maturidade acadêmica passa por tais caminhos e suas veredas.
Esta nova edição da Revista Rosa dos Ventos abre com um belo artigo que retoma uma discussão importante: a participação ou ausência da comunidade, nos processos de Tombamento de bens culturais, encabeçados pela autoridade pública.
Os autores Alcimara Meira Goncalves Andrukiu, Bruno Martins Augusto Gomes, Fábio Andrukiu trazem o caso de Antonina, no Paraná, no artigo intitulado “Tombamento e Talentos: Uma Parábola Contratualista sobre o Patrimônio Cultural”, mas os mesmos processos (e discussões) por eles registrados, acompanharam e acompanham outras situações semelhantes, no Brasil.
Segue-se, nesta edição, um bloco de artigos abordando diferentes enfoques ligados à Gastronomia, que mostram como as comidas, alimentos e bebidas estão se transformando em consistente área de estudos acadêmicos. O artigo assinado por Frederico Cid Soares e Luiz Octávio de Lima Camargo, intitulado “Produção Científica sobre Comensalidade no Brasil: Estudo Documental de Teses e Dissertações (1997-2011)”, traça um panorama desse novo cenário na área.
Na mesma linha, o artigo intitulado “Setor de Bebidas no Brasil: Abrangência e Configuração Preliminar”, de Juliana Trombeta Reis, também busca consolidar categorizações para tratamento acadêmico, no que se refere às bebidas.
Destacando mais propriamente a relação Gastronomia – Turismo, temos dois artigos. O primeiro, intitulado “Planejamento Gastronômico em Destinos Turísticos: Uma Comparação entre o Panorama Nacional e o Estrangeiro”, de Álvaro Augusto Bahls, Rodolfo Wendhausen Krause e Fernanda de Souza Farias, consolida encaminhamentos para uma gestão bem sucedida de restaurantes. “Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG”, de Graziela Da Silva Suzuki, Rodrigo Burkowski e José Marcos Carvalho Mesquita, por sua vez, relata o Comida Di Buteco como um case de sucesso.
Questões de gestão são abordadas no bloco seguinte, com os artigos “Turismo de Eventos na Serra Gaúcha: O Caso da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, RS”, de Fabrício Silva Barbosa; “Gestão Ambiental em Espaços de Lazer e Turismo: As Praias Urbanas da Amazônia Brasileira”, de Eugênia Rosa Cabral, Juliana Santiago Dias e Sergio Castro Gomes; e “Ecoturismo: Potencialidades e Limitações Ambientais do Município de São José dos Ausentes, RS”, de Verônica Casagrande. São enfoques teóricos e aplicados, que trazem novos itens para o bom debate acadêmico.
A edição se encerra com o artigo de Antônio Claret Guerra, Marlusa Gosling e Tatiana Carvalho, intitulado “Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo”. As redes sociais têm merecido amplo espaço acadêmico, mas com certeza, este está longe de encerrar a questão, tendo em vista a ampla presença das tecnologias de comunicação em nossa vida cotidiana e, como tal, seus impactos em termos do desfrute de lazer e viagens. Bem-vindos a bordo da Rosa dos Ventos! Que essa edição lhes propicie uma bela viagem nas trilhas das pesquisas acadêmicas em Turismo e Hospitalidade.

Confira em

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/issue/current

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário