segunda-feira, 13 de julho de 2015

TURISMO FAZ ESCOLA(S) NA UCS

O turismo, mais do que um campo de estudos, é um lugar de onde olhar o mundo. Desta vez, ele é abordado no ttc intitulado “O cinema como ‘dispositivo de afetivação’ publicitário de destinos turísticos”, pesquisa realizada por André Luiz Melo, orientando da professora Maria Luiza Cardinale Baptista, no curso de Publicidade e Propaganda, da UCS. Mas André também é membro pesquisador do Grupo de Estudos Amorcomtur, coordenado pela mesma professora e sua pesquisa associa-se aquelas desenvolvidas no PPGTURH, pela Maria Luiza, intitulada Desterritorialização Desejante em Turismo e Comunicação.
Nas palavras da Maria Luiza:
“Foi uma alegria orientar a pesquisa, coordenar a banca, com cenário típico italiano, já que o filme analisado foi O Quatrilho. Parabéns, André, pela dedicação, cuidado e pelo esmero. Agradeço também aos professores Candice Kipper Klemm e Daniel Vargas, pela participação como avaliadores.
A defesa do trabalho coincide com um momento especial na cidade, com a posse, no último dia seis, dos membros do Caxias Film Comission, comissão municipal com atribuições de articulação e acompanhamento na captação de produções cinematográficas diversas e outras produções artísticas de interesse para o Município.

 A fala da secretária municipal do Turismo, Drica de Lucena, sobre o potencial turístico de Caxias do Sul, deixa clara a relevância da discussão da temática: ‘Hoje é a concretização de um sonho. Lembro que na década de 1990, quando Caxias recebeu as gravações do filme O Quatrilho. Desde lá, percebemos que Caxias do Sul poderia ser palco de qualquer filme. A melhor forma de fomento ao turismo é a divulgação e, por isso, surgiu a ideia de mostrar o Município como um destino competitivo no setor. Temos um cenário que atinge as diversidades naturais e também um excelente banco de artistas. Poucas cidades no país tem uma comissão como a nossa. No Estado, somos o terceiro Município. Nosso diferencial é a continuidade, seremos uma comissão permanente, conforme decreto do Prefeito’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário