sábado, 14 de maio de 2016

MESTRANDA PPGTURH É PALESTRANTE EM ENCONTRO DE DANÇA


A aluna do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS, Cristina Nora Calcagnotto, esteve neste sábado do V Encontro das Graduações de Dança do RS e VIII Salão de Dança. Ela participou da mesa “A cultura da gratuidade e a gestão pública”, juntamente com Airton Tomazoni (Centro Municipal de Dança), Joana Willadino (Coordenadora Dança da Secretaria de Cultura de Canoas) e Marco Fillipin (Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo), e mediação de Flavia Pilla do Valle (UFRGS)
O Encontro é uma parceria entre os cursos de graduação em Dança das IESs do RS, e estabelece uma rede entre professores, alunos, egressos, profissionais e comunidade. Cada edição é organizada por um dos cursos, sediado em uma instituição diferente, como forma de fomentar essa parceria. Na sua V edição, o Encontro é sediado na UFRGS, em Porto Alegre, e se junta ao Salão de Dança, o qual está em sua VIII edição. A união dos dois eventos é uma tentativa de agregar forças, uma vez que ambos têm propósitos similares.
Como temática, o evento discutiu a questão do mercado de trabalho em dança e o que está sendo chamado de “cultura da gratuidade”. Primeiro, porque as graduações em Dança - após 18 anos da criação do primeiro cursos no RS - tem formado muitos profissionais para o mercado. Segundo, porque constantemente há uma demanda de trabalho não remunerado ou mal remunerado para a dança. A proposta não é defender ou combater a gratuidade, mas levantar questões e problematizar o que vem se desenvolvendo a partir dessas perspectivas.
Cristina é mestranda do PPGTURH-UCS, especialista em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE) e UCS, e em Gestão Cultural - Estratégias e Políticas Culturais pela Sapiens e Faculdade Inovação (FAI). Produtora cultural graduada em Direito pela UCS, e, atualmente, analista de relações com o mercado no Setor de Desenvolvimento Cultural da UCS. Foi diretora da Cia. Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul e coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias, em que trabalhou por oito anos.
Link da programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário