segunda-feira, 30 de maio de 2016

PPGTURH-UCS AMPLIA INTEGRAÇÃO COM A AMAZÔNIA




Professora do PPGTUH, Drª Maria Luiza Cardinale Baptista, realizou, em abril, a sequência de atividades de integração com a Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, em projetos desencadeados desde 2010.  Estão em andamento várias atividades, pois a professora Maria Luiza é pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, no PPG SCA, com orientação do Pró-Reitor de Pesquisa em Pós-Graduação, Prof.Dr. Gilson Vieira Monteiro. Desenvolve, para tanto, o projeto Entrelaços Caosmóticos Com Saberes Amazônicos: Percorrendo as Trilhas Inscriacionais da ‘Ciência em Movimento’, na Sociedade e Cultura da Amazônia.
Além disso, a pesquisadora é também professora colaboradora do PPGCCOM, onde ministrou as disciplinas Seminário de Pesquisa e Atividades Programadas, visando o aumento da produção científica e a preparação dos exames de qualificação.  Atualmente, está em fase de finalização o Projeto Usina de Saberes Amazônicos, realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), sob a orientação da Profa Dra Mirna Feitoza Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM).
Novos projetos serão desencadeados, ainda no primeiro semestre de 2016, em função da constância de trabalhos de integração realizadas pelo Grupo de Pesquisa Amorcomtur, junto à UFAM. Está sinalizada a atuação do Grupo também em projetos, que vão difundir a orientação de amorosidade e autopoiese, nas mais diferentes instâncias da UFAM.
Na visita de abril, houve atividades, ainda, de discussão da integração do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS/CNPq), com os grupos de pesquisa da UFAM: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (INTERFACES), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), e o Grupo de Pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO), do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), ambos coordenados pelo Prof. Dr. Gilson Vieira Monteiro, também Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação daquela Universidade. 
Por fim, nessa viagem, a Professora Maria Luiza Cardinale Baptista iniciou, ainda, uma aproximação com o Centro Universitário do Norte (UniNorte), tendo realizado reunião com diversos coordenadores de cursos daquela instituição. Fica sinalizado, assim, também, o desenvolvimento de atividades de integração com a UniNorte, especialmente, no que diz respeito à disseminação da perspectiva Amorcomtur!, para a pesquisa. (Maria Luiza Cardinale Baptista, Reg.Mtb 6199)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário