segunda-feira, 4 de setembro de 2017

DRA VANIA HEREDIA (PPGTURH-UCS) APRESENTOU SUAS PESQUISAS EM DOIS EVENTOS.

A professora Dra Vania Beatriz Merlotti Herédia, do corpo permanente do PPGTURH-UCS, participou no último mes de agosto, do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero, com a apresentação oral da pesquisa “Experiências migratórias: uma migração sem mulheres”. A coautora do trabalho é a socióloga e mestra em Ciências Sociais, Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, também diretora do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul.

A pesquisa relatada no evento de Florianópolis discute a migração senegalesa para o Brasil, grupo em que são os homens a migrar. Nos últimos cinco anos, mais de 3.500 senegaleses passaram por Caxias do Sul, conjunto em que a presença feminina é escassa. O estudo traz para a discussão relatos de mulheres que migraram e as dificuldades que enfrentaram no processo, conforme pressupostos metodológicos da História Oral.


Vania Herédia também participou, em julho, do XXIX Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em História, Realizado em Brasília, apresentando o trabalho intitulado “Uma história que retorna à origem: a Cooperativa Têxtil de Galópolis”. Em agosto, a mesma pesquisadora este no IX Encontro Regional Sul de História Oral - Democracia Direitos e Diversidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário