segunda-feira, 22 de novembro de 2010

I Congresso Latino-Americano de Enoturismo

Aconteceu de 22 a 24 de setembro de 2010 o I Congresso Latino-Americano de Enoturismo, no Spa do Vinho Caudalie.

Na noite de abertura, dia 22 de setembro, aconteceu palestra com o proprietário da Adega Lopez Heredia e estudioso do turismo e enoturismo Luis Vicente Elias Pastor, chamada “El Turismo del Vino en América Latina”. O palestrante destacou a importância da experiência na prática do enoturismo. Após, lindo coquetel na recepção.

Na quinta-feira, dia 23 de setembro, os congressistas acompanharam pela manhã os painéis das Regiões Enoturísticas com a participação de Aldemir Dadalt - presidente da Aprovale, Eduardo Bassetti - presidente da ACAVITIS e Nivaldo Carvalho - presidente da Região do Vale do São Francisco – ASSITUR.

Na ocasião estiveram presente Raimundo Paviani e Maria Amélia Flores, expondo sobre o Vinhos do Brasil e um diagnóstico de três cases de enoturismo nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Paraná.

Ainda durante a manhã, a consultora Karin Goidanich apresentou o projeto Eventos Integrados e Integradores, que vem sendo aplicado nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul, destacando a realização do Dia do Vinho. Apresentando os Eventos Enoturísticos estiveram Tarcísio Michelon, explanando sobre a Fenavinho, de Bento Gonçalves, Gelson Palavro, com a Festa da Uva de Caxias do Sul e Gilberto Pedrucci apresentando a Fenacham de Garibaldi.

Na parte da tarde foram expostos Casos de Êxito em Enoturismo, com a Vinícola Aurora, Villa Valduga – Complexo Enoturístico e Hotel & Spa do Vinho – Inovação em Enoturismo. Após, as Regiões Enoturísticas da América Latina foram apresentadas por Carmen Pérez, do Fonto Vitivinicola Mendoza, Argentina e Mário Geisse, proprietário da Vinícola Geisse e Thomas Wilkins Biggsmayor, que gerenciou a Ruta Vitivinicola de Colchagua, Chile.

Na manhã de sexta-feira, dia 24 de setembro, aconteceu a I Jornada Científica, onde foram apresentados oito trabalhos na área de estudo de turismo e enoturismo, dando diversos enfoques e propiciando debates no grupo, que foi composto por estudiosos, professores, jornalistas e interessados no assunto de diversas partes do Brasil e da Espanha.

O congresso foi uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Faculdade FISUL, Bento Convention Bureau, SHRBS, APROVALE, SEBRAE, IBRAVIN, ATUASERRA, IFRS, ABE, Embrapa, Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e organização da Moura Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário