terça-feira, 28 de abril de 2015

8º SEMINTUR – PRORROGADA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ DIA 11



Atendendo solicitação, em especial de participantes estrangeiros, foram prorrogadas as inscrições de trabalhos ao 8º SEMINTUR. A nova data vai até o dia 11 de maio.
Os resultados da seleção serão divulgados até 10 de junho, mas, para aqueles que submeterem os resumos até o dia 4, os resultados da seleção já estará disponíveis em 1° de junho.
O Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SEMINTUR, evento promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, reúne pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras que buscam socializar o conhecimento produzido sobre turismo e hospitalidade, a fim de contribuir para o amadurecimento do Turismo como campo de estudo interdisciplinar.
A temática escolhida na conjugação do 8º SEMINTUR e do 1º COPEH tem como suposto, primeiramente, a hospitalidade como elemento constitutivo do turismo, portanto, como um dos eixos fundantes do próprio desenvolvimento turístico.
As Rodas de Conversa, formato proposto para o evento, visam à criação de um efetivo espaço de diálogo científico entre os participantes, ancorado por convidados de grande reconhecimento em pesquisa em Turismo e Hospitalidade e áreas afins.
Estão previstas duas rodas iniciais de conversação. A primeira, com a fala de Leonardo Boff, (téologo, escritor da obra Virtudes para um mundo possível); a segunda, com a presença dos pesquisadores Isabel Baptista (Universidade Católica Portuguesa/Porto), Pablo Szmulewicz (Universidad Austral de Chile) e Evaldo Kuiava (Universidade de Caxias do Sul), cujas considerações convergirão para o tema "Hospitalidade, Ética e Turismo". O diálogo, com a presença de todos os participantes, será fomentado pelos pesquisadores que atuarão como âncoras nas demais rodas temáticas. Na sequência, serão realizadas, simultaneamente, sete rodas temáticas.
Siga o evento em :


segunda-feira, 13 de abril de 2015

UCSIANOS SEGUEM MUNDO A FORA, LEVANDO O QUE APRENDERAM CONOSCO

Muitas coisas acontecendo e envolvendo egresso e professores do PPGTURH-UCS. Vamos destacar apenas algumas, acontecidas nas últimas semanas, para que possamos comemorar em conjunto, essa conquistas dos nosso "ucsianos".

EDUARDO PREZZI
Em Caxias do Sul, o Me Eduardo Prezzi faz parte da equipe que criou e vai coordenar a Associação de Marketing da Serra (Amarks), que será lançada oficialmente no próximo dia 14, durante o 1º Seminário de Marketing da Serra Gaúcha, que ocorrerá no UCS Teatro. A intenção é que a entidade atue como uma catalisadora para oportunidades de especialização que contribuam para fortalecer profissionais, especialistas e estudantes da área. Na primeira gestão, Edu será o presidente. Parabéns e sucesso ao grupo.

DANIELA VARGAS
O Curso Técnico em Guia de Turismo, do Senac de Caxias do Sul tem nova coordenação. Daniela Vargas assume a vaga de Anaise Spada, que assume novos desafios profissionais. Ambas são mestras em Turismo pelo PPGTURH. Sucesso, Dani a Ana!

IVANE FAVERO
Outra mestra pelo PPGTURH, Ivane Fávero, é atualmente a ativa secretária de Turismo do município de Garibaldi. Nessa condição, Ivane recebeu a equipe de filmagem de “O Filme da Minha Vida”, longa que será dirigido por Selton Mello e terá gravações em Garibaldi, bem como em outros municípios da Serra Gaúcha. A produção se passa na década de 1960. O personagem principal será Tony, um jovem recém-formado que volta para sua cidade natal e descobre que seu pai abandonou seu lar. Quando ele começa a frequentar um cinema nas redondezas de sua cidade, descobre peças de um quebra cabeça sobre sua própria história. O ator francês Vincent Cassel conhecido por suas atuações em Cisne Negro, Irreversível e A Bela e a Fera, vai interpretar o pai do personagem principal.

 LUCIENE JUNG DE CAMPOS
A professora do núcleo permanente do PPGTURH, Luciene Jung de Campos e seu grupo de pesquisa, tomou conta de Maringá, no Paraná, participando de congresso sobre análise do discurso. Maior sucesso. Logo teremos mais notícias sobre este evento.

SUSANA GASTAL
Outra professoras do corpo permanente do PPGTURH, Susana Gastal, assina o artigo “Evas e Marias no turismo do Brasil: o corpo como atrativo turístico e signo de hospitalidade”, com Mariana Selister Gomes, no livro organizado pela Dra Denise da Costa Oliveira Siqueira “A construção social das emoções: corpo e produção de sentidos na comunicação” ( Sulina, 2015, 254 p, ISBN: 978-85-205-0726). Mariana foi co-orientada pela Prof. Susana, em seu doutorado em Portugal. Mais informações sobre o livro em http://www.editorasulina.com.br/detalhes.php?id=656. Parabéns às autoras.


E como a vida não se faz só de atividades acadêmicas, outro egresso do PPGTURH, hoje coordenador do Curso de Turismo da FACCAT, está percorrendo o Caminho de Santiago, como peregrino. Vejam que bela mensagem ele postou nesta última semana:
“Hoje o caminho me mostrou sua essência mais importante. Em Sto. Domingo de La Calzada resolvi comprar uma cabaça de madeira, um dos símbolos do caminho junto com a concha. Na cabaça está gravada o nome do Santo. Amarrei na mochila e segui com ela amarrada. Hj ao sair de Belorado por algum descuido me perdi e qdo me dei conta havia caminhado um longo trecho sem achar sinal do caminho. O tempo começou a se armar e percebi que estava perdido. Pois sem saber o que fazer, resolvi voltar mesmo que representasse alguns km de caminhada perdida quando a cabaça saltou da mochila e caiu numa estrada de terra que estava ao lado e que levava a uma subida que não seria minha opção natural. Resolvi perceber esse sinal e tomei aquela estrada que me conduziu a um pequeno povoado chamado San Miguel e onde um senhor me conduziu até o caminho de carro andando cerca de 4 km até lá. O Santo que fez a galinha cantar depois de morta, me mostrou o caminho certo a seguir. Cheio de emoção. Coisas do Caminho. Demais, demais”. 
Todas as bençãos, Álvaro!

MUNDO MOBILE
SE você quer saber mais sobre o que acontece no mundo do Turismo nos siga no


sexta-feira, 3 de abril de 2015

O JOGO DA PÁSCOA

Eu os convido ao Jogo da Páscoa. 

Regra principal: atribuir sentidos a palavras e expressões e a relações que com elas possam ser feitas. Assim, eis algumas delas e respectivas acepções encontradas em dicionários de diferentes línguas:
·  Páscoa: passagem      
·  Ressuscitar: tornar a viver. Restituir à vida, ressurgir; tornar mais vivo, mais desperto; fazer voltar à lembrança; reviver em pensamento, retornar ao espírito; acordar, despertar; retornar à vida após uma suspensão prolongada de algo vital; ajudar alguém a encontrar a alegria de viver; reviver, reavivar; ressurgir
Agora, pensem-nas como intransitivas (a consecução da ação restringindo-se ao universo do próprio sujeito); pensem-nas também como transitivas (a ação repercutindo sobre outros sujeitos, em relação).
Enfim, pensem-nas literal e metaforicamente. A seguir, faça jogos de sentido relacionando “passagem” e “ressuscitar”, buscando encontrar a complementaridade que existe entre elas.
Você será um dos ganhadores se perceber a riqueza de viver a Páscoa e aproveitar esse dia procurando estendê-lo aos dias subsequentes, reconstruindo continuamente seus caminhos e vivências.
Um bom jogo. E você terá uma Feliz Páscoa.

Carinhosamente, 

Profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Universidade de Caxias do Sul

quarta-feira, 1 de abril de 2015

TURMAS 2015 PPGTURH-UCS



Na última semana, professores e alunos veteranos do Mestrado em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul, receberam os calouros das turmas 2015, dos cursos de Mestrado e Doutorado.
Em clima de boas-vindas, a coordenadora, Dra Márcia Maria Cappellano dos Santos, e o pró-reitor de Pesquisa, Dr. José Carlos Köche, apresentaram a Universidade e o PPGTURH aos novatos, seguindo-se um UCSTUR pelo campus de Caxias de Sul e um almoço de confraternização, coordenados pelas alunas Gabriela Stein (representante discente), Rita Gabriela Carvalho e Charlene Del Puerto, e com forte participação, colaboração e presença dos demais mestrandos e professores.
Os novos alunos têm suas origens em muitos pontos do Brasil, criando uma diversidade que muito engrandece o PPGTURH. Escolhemos um desses novatos vindo de longe, o Renato dos Santos Lima, para uma auto-apresentação e para, com ela, desejar as boas-vindas a todos das turmas de Mestrado e Doutorado 2015. Renato, pode contar conosco!
“Chamo-me Renato dos Santos Lima, filho de maranhenses, nascido no Amazonas, município de Presidente Figueiredo, no dia 7 de abril de 1985, e morando desde 1990, em Belém do Pará. Me formei pela Universidade Federal do Pará, em 2011. [...]
Ao sair de casa, no dia 1º de março de 2015, fiquei me perguntando o que iria encontrar nestes dois anos, em Caxias do Sul. Será que conseguirei concluir no tempo certo? Ser aceito? Fazer amigos?
Na chegada ao aeroporto de Belém, com lágrimas nos olhos, me deparo com uma comitiva de amigos da minha Igreja com cartazes, cartas, abraços e carinhos. Dando-me forças para a minha mais nova missão: o MESTRADO. Assim, levantei a cabeça, enxuguei as lagrimas e disse a mim mesmo: “O melhor de Deus está por vir. Então irei apontar para fé e remar”.
Foram aproximadamente 13 horas de viagens, entre conexões, mudanças de aero para rodoviário, e finalmente cheguei a Caxias, onde fui recebido por um casal da Renovação Carismática na rodoviária, que me conduziram para a casa da mestranda Simone Simon, que me acolheu e, junto com seu esposo, estão prestando toda assistência necessária para minha estada na cidade.
Na UCS, cheguei não só para o Mestrado, mas para aprofundar a ideia de turismo religioso. Objeto que já me acompanha desde a graduação, onde apresentei como TCC a pesquisa “Belém nos caminhos da fé: as manifestações católicas no contexto do turismo religioso”. Agora, tenho como proposta de pesquisa aprofundar o conhecimento sobre a festividade Círio de Nazaré, em Belém do Pará. [...]
Espero, sinceramente, nesses dois anos, fazer muitos amigos. Renovar e aperfeiçoar meus conhecimentos e acima de tudo concluir o mestrado.
Paz e Bem! Renato Lima”





VIII SEMINTUR e I HOSPITALIDADE EM COLOQUIO – CALL PAPERS


Até o próximo dia 4 de maio, poderão ser submetidos trabalhos ao VII Semintur e ao I Hospitalidade em Colóquio – Pesquisa e Ensino, a serem realizado na Universidade de Caxias Sul, entre os dias 2 e 4 de julho. 
Os dois encontros terão a participação de Leonardo Boff na conferência de aberturas e a presença de pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, nas suas rodas temáticas. 
Com a proposta das rodas temáticas, os dois eventos procuram inovar o formato do evento científico, ao priorizar o debate e não a fórmula tradicional da apresentação de trabalho. 
Todos os participantes das “rodas” receberão previamente os trabalhos, para que se preparem para as discussões que terão lugar durante os eventos.
Cadastramento dos participantes e submissão de trabalhos devem ser realizados no:

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/index/index/index/index