quarta-feira, 1 de abril de 2015

TURMAS 2015 PPGTURH-UCS



Na última semana, professores e alunos veteranos do Mestrado em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul, receberam os calouros das turmas 2015, dos cursos de Mestrado e Doutorado.
Em clima de boas-vindas, a coordenadora, Dra Márcia Maria Cappellano dos Santos, e o pró-reitor de Pesquisa, Dr. José Carlos Köche, apresentaram a Universidade e o PPGTURH aos novatos, seguindo-se um UCSTUR pelo campus de Caxias de Sul e um almoço de confraternização, coordenados pelas alunas Gabriela Stein (representante discente), Rita Gabriela Carvalho e Charlene Del Puerto, e com forte participação, colaboração e presença dos demais mestrandos e professores.
Os novos alunos têm suas origens em muitos pontos do Brasil, criando uma diversidade que muito engrandece o PPGTURH. Escolhemos um desses novatos vindo de longe, o Renato dos Santos Lima, para uma auto-apresentação e para, com ela, desejar as boas-vindas a todos das turmas de Mestrado e Doutorado 2015. Renato, pode contar conosco!
“Chamo-me Renato dos Santos Lima, filho de maranhenses, nascido no Amazonas, município de Presidente Figueiredo, no dia 7 de abril de 1985, e morando desde 1990, em Belém do Pará. Me formei pela Universidade Federal do Pará, em 2011. [...]
Ao sair de casa, no dia 1º de março de 2015, fiquei me perguntando o que iria encontrar nestes dois anos, em Caxias do Sul. Será que conseguirei concluir no tempo certo? Ser aceito? Fazer amigos?
Na chegada ao aeroporto de Belém, com lágrimas nos olhos, me deparo com uma comitiva de amigos da minha Igreja com cartazes, cartas, abraços e carinhos. Dando-me forças para a minha mais nova missão: o MESTRADO. Assim, levantei a cabeça, enxuguei as lagrimas e disse a mim mesmo: “O melhor de Deus está por vir. Então irei apontar para fé e remar”.
Foram aproximadamente 13 horas de viagens, entre conexões, mudanças de aero para rodoviário, e finalmente cheguei a Caxias, onde fui recebido por um casal da Renovação Carismática na rodoviária, que me conduziram para a casa da mestranda Simone Simon, que me acolheu e, junto com seu esposo, estão prestando toda assistência necessária para minha estada na cidade.
Na UCS, cheguei não só para o Mestrado, mas para aprofundar a ideia de turismo religioso. Objeto que já me acompanha desde a graduação, onde apresentei como TCC a pesquisa “Belém nos caminhos da fé: as manifestações católicas no contexto do turismo religioso”. Agora, tenho como proposta de pesquisa aprofundar o conhecimento sobre a festividade Círio de Nazaré, em Belém do Pará. [...]
Espero, sinceramente, nesses dois anos, fazer muitos amigos. Renovar e aperfeiçoar meus conhecimentos e acima de tudo concluir o mestrado.
Paz e Bem! Renato Lima”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário