terça-feira, 29 de novembro de 2016

ACADEMIA ESTUDA O FENÔMENO POKEMON GO


Pesquisadores do PPGTURH participam da edição temática de Revista Hospitalidade (V.13), sobre o fenômeno Pokémon Go. A doutoranda Iraci Cristina da Silveira De Carli assina junto com a Profª Susana Gastal e com o acadêmico Micael Nozari Gomes, o artigo intitulado “Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo”.

Segundo os autores, o Pokémon, sucesso no cinema, toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades.
O artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação.
Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística.

Texto completo em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário