terça-feira, 11 de julho de 2017

ROTEIROS TURÍSTICOS DA REGIÃO UVA E VINHO EM PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO NO PPGTURH-UCS

 A pesquisa de pós-doutoramento do professora Dr Luiz E. Brambatti, intitulada “Avaliação dos Roteiros de Turismo da Região Uva e Vinho: um olhar territorial e sociológico” teve apresentação pública no último dia 14 de junho, às 14 hs, nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul.
Com supervisão do professor Dr Pedro de A.B. Cesar, foram debatedores os professores Vander valduga (UFPR) e, pela UCS, Susana Gastal e Vania Heredia.

A pesquisa é assim apresentada no Resumo do Relatório: 
“O objetivo desta investigação é identificar as alterações em roteiros de turismo na Região Uva e Vinho, um estudo comparativo da constituição, em 2005 e em 2017.Em 2005 por ter sido parte da pesquisa de doutorado do autor. A investigação aborda indicadores como evolução do roteiro, gestão do território, Governança Local e relação com o poder público. O tema será estudado a partir de variáveis geográficas de territorialidade e sociológicas que, em 2006, apresentavam um padrão de referência de transição de racionalidade, identificado como da passagem de um familismo amoral (Banfield 1958), para um familismo eficiente (Brambatti, 2006). A pesquisa utilizou o método de estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas nos roteiros Estrada do Imigrante, Caminhos da Colônia, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Concluiu-se que houve ampliação de uma visão empresarial nos roteiros Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos e manteve-se a gestão do tipo Familista Eficiente nos roteiros Estrada do Imigrante e Caminhos da Colônia".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário