sexta-feira, 26 de junho de 2015

GRUPO DE PESQUISA AMORCOMTUR! NO "REDE DE OLHARES" DA UCSTV E NO CANAL FUTURA!


“A mudança, do caminhão à alma! Este foi o tema da edição histórica do Programa Rede de Olhares, da UCSTV, ao vivo, transmitido também pela TV Futura! Fui falar sobre as mudanças da vida, a desterritorialização existencial... as mudanças de olhares... as mudanças bruscas.. as mudanças indesejáveis... o desafio à transformação e a aprender a lidar com a 'vida como ela é', sempre em mudança.
"Mudar as andanças", mudar o jeito de caminhar, transitar, viajar, aprender a se reinventar na caminhada, na travessia existencial. Foi uma alegria estar junto ao grupo da UCSTV, pessoas especiais e dedicadas, voltadas para a produção de um programa 'em rede', que 'muda' muito a cada edição. Foram compartilhadas muitas histórias bonitas, de mudanças significativas na vida, de pessoas valentes, como o esportista João Carlos Spindler Mariani. Agradeço ao convite da equipe e à oportunidade de partilhar 'a emoção'!”

 (Maria Luiza Cardinale Baptista)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

CHAMADA DE TRABALHOS – DOSSIE ROSA DOS VENTOS


A Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade (ISSN – 2178-9061) publicação trimestral associada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, está recebendo artigos para compor um número especial a ser publicado na edição de out-dez de 2015, sobre: 

Competitividade das Destinações Turísticas,


A edição é organizada pelos professores Dr. Luiz Mendes Filho (UFRN) e o Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS).

 A submissão de trabalhos em português, espanhol ou inglês, deverá se dar até o próximo dia 30 de junho de 2015, no endereço 

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos 


PPGTURH GANHA BOLSA SANTANDER

A professora Maria Luiza Cardinale Baptista, do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – UCS, foi uma selecionadas no Programa Bolsas Ibero-Americanas 2015 UCS/Santander Universidades. O Programa é destinado a professores pesquisadores com o objetivo de promover a pesquisa científica, por meio de programas de extensão em universidades ibero-americanas, envolvendo uma viagem de estudos para as instituições indicadas na proposta.
A proposta da professora do PPGTURH intitula-se “Amorcomtur! Usina de Saberes Luso-Brasileiros. O projeto defende o ‘com-versar’ como  viagens investigativas interculturais, a partir do acionamento da amorosidade e da autopoiese nas rodas de conversa, como dispositivo de afetivação para a pesquisa.
No âmbito do projeto aprovado, estão atividades de integração do Grupo de Pesquisa Amorcomtur! com, pelo menos, duas universidades portuguesas, com as quais a UCS já tenha convênio: Universidade de Coimbra e Universidade do Minho. Trata-se da sequência de atividades de internacionalização, que vêm sendo empreendidas pelo grupo e que se associa à expansão para outras universidades brasileiras, a partir da vinculação com pesquisadores, grupos de pesquisa ou, mesmo, no caso da Universidade Federal do Amazonas, com a participação direta da pesquisadoras  em atividades da Pós-Graduação em Comunicação, daquela instituição..


terça-feira, 23 de junho de 2015

BACHARELADO EM TURISMO RECEBE NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO MEC.


Avaliadores do Ministério da Educação estiveram na Cidade Universitária, na segunda semana de junho, para verificar in loco as condições de oferta do Bacharelado em Turismo - Caxias do Sul, que ficou com o conceito 5, a nota máxima para a obtenção do Reconhecimento pelo MEC.
Divulgado na tarde desta segunda-feira (22), o Relatório da Comissão de Reconhecimento de Curso do Ministério da Educação, que avaliou o Bacharelado em Turismo não deixa dúvidas. O curso, implantado em 2012 no Campus Universitário de Caxias do Sul, tem excelentes condições nas três dimensões avaliadas e que constituem a sua espinha dorsal: organização didático-pedagógica (conceito 5); corpo docente (conceito 5); e infraestrutura (conceito 4,5). Conceito final: 5.
Para chegar a esses resultados, os professores Dario Luiz Dias Paixão (UFPR) e Jasmine Cardozo Moreira (UEPG), membros da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, conversaram com alunos, professores e gestores, verificaram os documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso), os relatórios de autoavaliação, analisaram o acervo bibliográfico, visitaram salas de aula e laboratórios, analisaram o perfil do corpo docente, a proposta curricular, os espaços de apoio ao aluno e as condições de acessibilidade e sustentabilidade das instalações em geral. A avaliação in loco faz parte dos procedimentos que visam o Reconhecimento de um curso superior, e integra as ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Segundo, o Ministério da Educação, "as informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições".

Interação com a pós-graduação é fator decisivo para a qualidade do curso 
A interação é uma das marcas do Programa de Hospitalidade da UCS, no qual se enquadra o Bacharelado em Turismo, o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, e os cursos de Hotelaria, Tecnologia em Eventos e em Gastronomia. Na foto ao lado, estudantes de graduação - dos cursos de Turismo e de Gastronomia - e do mestrado e do doutorado em Turismo e Hospitalidade realizam conjuntamente uma atividade de estudos na cidade de Nova Petrópolis.
O professor Michel Bregolin, coordenador do Bacharelado desde março de 2012, comemora o resultado da avaliação do MEC e destaca que a conquista dessa nota deve-se ao envolvimento de todos: alunos, professores, funcionários e gestores comprometidos com a busca da excelência. Além disso, também é resultado da tradição da UCS na área, com uma história que começa na criação do primeiro curso superior de Hotelaria do país, em 1978, passa pela publicação de coleções específicas da área por parte da Editora da Universidade (EDUCS), pela implantação dos cursos de Turismo em Canela (1994) e Bento Gonçalves (2000), pela criação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e da Escola de Gastronomia, pela implantação de cursos de graduação na área de Eventos e de Gastronomia, e que, em 2015, traz ainda outras importantes conquistas, como o início das aulas do Doutorado em Turismo e Hospitalidade e da Escola de Viagens.

Viagens de estudo também são destaque na avaliação
Para satisfação do coordenador do Colegiado do Curso, dos estudantes, dos professores, dos gestores, dos egressos e da Instituição como um todo, a expressão "excelência" foi por várias vezes utilizada pelos avaliadores no Relatório de Avaliação, como se pode ver nos trechos extraídos do Relatório.
 "O Curso de Bacharelado em Turismo da UCS contempla em seu Projeto Pedagógico, de maneira excelente, as demandas de natureza, econômica e social que justificam a oferta do curso, atendendo diferentes demandas da região. Da mesma forma, estão previstas, de maneira excelente, em seu PDI, as políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento do ensino, bem como na promoção das atividades de iniciação científica e nas políticas de extensão, voltadas para a comunidade sob forma de cursos, eventos, ações culturais, entre outras. Os objetivos do curso apresentam excelente coerência em relação ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular e ao contexto educacional. Quanto ao perfil profissional, expressa, de maneira excelente, as competências. Um diferencial é a disciplina denominada Viagens de Estudos (I, II, III e IV,) durante as quais os alunos participam de vivências em campo, com o propósito de estimular o aluno a desenvolver uma percepção mais aprofundada das realidades e contextos do turismo. Os conteúdos curriculares implantados possibilitam, de maneira excelente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia".
"Quanto ao conceito 5,0 da Dimensão 2, este se dá pela observância de fatores positivos relacionados ao corpo docente do curso, especialmente no que se refere à titulação, experiência acadêmico-profissional, dedicação integral ao curso e produção acadêmica. A relação do curso de graduação com o corpo docente do Mestrado e Doutorado em Turismo é fator decisivo para a qualidade do planejamento, organização, gestão e avaliação do curso. É importante destacar a atuação do coordenador do curso, do NDE e do Colegiado, todos imbuídos da missão de realizar um curso de excelente qualidade".

Avaliação faz parte da rotina da Universidade 
Nesta segunda-feira, uma nova comissão de avaliadores "ad-hoc" chegou à Cidade Universitária para avaliar o curso de Design de Moda, que funciona no Campus 8 e integra o Centro de Artes e Arquitetura.
Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1435006565


segunda-feira, 22 de junho de 2015

UCS TURISMO É NOTA 5!



Avaliação do MEC confirma excelência da nossa Graduação em Turismo com um belíssimo 5.
Parabéns ao Prof Michel Bregolin, coordenador; aos professores; e aos alunos do curso!

domingo, 21 de junho de 2015

REITOR DA UCS PRESENTE EM REUNIÃO DO GRUPO DE PESQUISA AMORCOMTUR!



Encontro de amorosidade e autopoiese. Provavelmente essa expressão, em seu sentido pleno, seja a mais representativa para o que ocorreu nesta sexta-feira, mais uma vez, no Amorcomtur. Sim, todas as semanas, o grupo se reúne, pelo menos duas vezes, para os já tradicionais Encontros Caóticos em Comunicação e Turismo e suas transversalidades. Amorosidade e autopoiese são a nossa marca. Então, qual a novidade? A novidade é que, nesta semana, para a atividade que estamos chamando de “Gente Nossa!” , contamos com a presença do reitor da UCS, Prof. Dr.Evaldo Antonio Kuiava.
Ele chegou no horário combinado, sorridente, e sentou-se na ‘roda’, ao lado de uma estudante de graduação, pesquisadora amorosa iniciante, Keylla Fochezatto Marin, depois de olhar uma cadeira à frente, que o aguardava e desviar. Preferiu sentar-se em roda, colocar-se alinhado como um do grupo. Estávamos aguardando sua presença, com alegria. Não havia uma grande preparação e tampouco cerimônia maior. Eu expliquei, depois, esperávamos o reitor, sim, mas, também o pesquisador para uma 'conversa' de grupo de pesquisa. Então, a sala de aula estava organizada, como sempre, para o grupo. A maior parte dos integrantes do grupo conseguiu estar presente. Havia alegria, pela disponibilidade do reitor, para participar de uma roda de conversa da semana, em um de nossos momentos ‘tão caros’ encontros caóticos de saberes. Um diferencial, mas que também marca os momentos especiais do grupo foram as flores.
Agradeci e falei um pouco sobre a trajetória do grupo que, em pouco menos de quatro anos, tem conseguido mobilizar uma produção linda de pesquisa na UCS, também apresentada amplamente em eventos, e acionar ‘entrelaços’ importantes, como com a Universidade Federal do Amazonas e com representantes de tantas outras universidades brasileiras. Destaquei também o vínculo com professores de Portugal, que resultam, neste momento, a ampliação do projeto do Amorcomtur! para Usina de Saberes Luso-Brasileiros.
Professor Kuiava foi recebido pelo grupo com amorosidade e alegria, para falar de sua experiência, como pesquisador, de seus interesses em pesquisa. Viveu, ele também, o encontro com a clássica pergunta, que faço para todos que chegam ao grupo: “O que te importa [na pesquisa]?”. Participou da roda de conversa, ouvindo, atentamente, a apresentação dos diversos pesquisadores, da graduação em Comunicação e do mestrado e doutorado em Turismo e Hospitalidade, juntamente com o colega pesquisador amoroso, o professor Daniel Vargas.
Neste momento, faço minhas as palavras de Natalia Biazus, a mestranda em Turismo e Hospitalidade, que fez a apresentação do professor, ao modo do grupo. Ao final do texto que preparou, ela disse: “Professor Evaldo, acredito que compartilhamos de um mesmo sentimento: a paixão pelo que fazemos! Seja bem-vindo ao AMORCOMTUR!”. Ao grupo todo, quero dizer do orgulho e agradecimento imenso, por fazer parte de uma rede de amoramizade tão linda e produtiva. Ubuntu! Somos quem somos porque somos nós!
A proposta do Encontro Caótico ‘Gente Nossa’ é uma atividade do grupo, que convida pesquisadores para compartilharem sua experiência de pesquisa e conhecerem os pesquisadores amorosos. A ideia é seguir transversalizando saberes e produzindo entrelaços. A Profa. Dra. Branca Sólio, do Curso de Comunicação Social (UCS) já participou do evento e já está agendada a presença, também como convidada especial, da Profa. Dra Susana Gastal, da Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

TURISMO E HOSPITALIDADE UCS EM VISITA A NOVA PETRÓPOLIS



Na última semana, uma visita a Nova Petrópolis, cidade membro da Rota Romântica, na Região Turística da Serra Gaucha, reuniu alunos do Doutorado e do Mestrado do PPGTURH e da Graduação em Turismo e em Gastronomia, ambos da Universidade de Caxias do Sul. Participaram alunos das disciplinas de Turismo e Hospitalidade (Pós-Graduação) e Fundamentos da Hospitalidade (Graduação).
O objetivo da atividade foi o de promover a interlocução direta com representantes da iniciativa pública e da privada sobre a hospitalidade na cidade, para posterior discussão em aula.
Foram painelistas no local os senhores: 
- Claudio Michaelsen - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e coordenador geral da feira Festimalha. 
- Daniel Camargo - Secretário de Turismo de Nova Petrópolis
- Julio Neumann – Vice-coordenador do Fundo de Turismo e membrop da direção do Hotel Berghaus.
- Luciane Schommer – Coordenadora do Fundo de Turismo e consultora do Sebrae, com Projetos em implantação em Nova Petrópolis.
Todos os participantes falaram sobre a hospitalidade relativamente à sua atuação no município. Seguiu-se visita a Festimalhas. Para a visita à Feira, os alunos dispunham de ficha de observação para análise posterior de diferentes dimensões e contextos de hospitalidade, no local. A estada em Nova Petrópolis terminou com visita ao Parque dos Imigrantes, um dos principais atrativos da cidade.

A atividade foi coordenada pela professora Márcia Cappellano.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

LEONARDO BOFF ABRE VIII SEMINTUR

Caro colega:
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado estão promovendo o VIII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur) e o I Hospitalidade em Colóquio – Pesquisa e Ensino (COPE), a realizar-se de 02 a 04 de julho próximo, aqui, em nossa Universidade. Toda a programação está disponível pelo link

 https://www.ucs.br/site/eventos/8-semintur/programacao/.

Para a abertura dos eventos, no dia 02 de julho, às 19h, no UCS Teatro, contaremos com presença do Dr. Leonardo Boff, teólogo e pesquisador, que abordará o tema Hospitalidade, Ética e Turismo. A palestra será aberta a interessados não participantes do Semintur e do COPE, mediante inscrição pelo formulário já disponível em

https://ucsvirtual.ucs.br/eventos/eventos.php?module=eventos&evento=71506&opcao=inscricao.

No momento da inscrição, você deverá informar se deseja certificado ou não.
O ingresso corresponderá a um quilo de alimento não perecível.

Pelo que representa essa possibilidade de interlocução com Dr. Leonrdo Boff, contamos com sua presença. Lembramos que as vagas serão limitadas.

Informamos ainda que, das 17 às 18h, haverá sessão de autógrafos dos livros publicados pelo nosso palestrante, no Espaço Corporativo UCS-Florense, com acesso pela lateral externa do Bloco M.

Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César
Coordenador Geral
Profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos
Coordenadora do PPGTURH




ARTIGO NA TURISMO, VISÃO E AÇÃO DESTACA PESQUISA DO PPGTURH SOBRE A PRESENÇA DO CHOCOLATE EM GRAMADO


Já circula mais um número da competente revista Turismo Visão e Ação, editada pelos colegas do Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Univali.
Nesta edição, destacamos o artigo da mestra pelo PPGTURH-UCS, Daniela Pereira de Vargas, em conjunto com o professora Susana Gastal, que resgata a história da presença do Chocolate em Gramado, RS, assim como um pouco da trajetória do Turismo, neste cidade ícone do turismo brasileiro.
Confira:
CHOCOLATE E TURISMO: O PERCURSO HISTÓRICO EM GRAMADO, RS
Daniela Pereira de Vargas, Susana Gastal
Resumo - Gramado, no Rio Grande do Sul, integra a lista de destinos indutores do Turismo no Brasil, criada pela autoridade federal da área. Tal classificação é resultado de esforços locais contínuos ao longo do século XX para atrair visitantes. Em sua etapa mais recente, o chocolate ganhou centralidade nesse processo. Nesses termos, o presente estudo teve por objetivo descrever a trajetória histórica do Turismo e do Chocolate na cidade, para avaliar suas implicações mútuas ao longo do processo. Metodologicamente associada à História Oral, a pesquisa teve como fonte dados documentais, 15 entrevistas com sujeitos envolvidos com a produção do chocolate e depoimentos de outros sujeitos em publicações locais sobre a presença do turismo na cidade. Os resultados mostram que os turistas são presença na cidade desde seus primórdios, consolidando-se nos anos 1920-1930. Os anos 1950 marcaram-se por iniciativas institucionais públicas e privadas para ampliar essa presença. A partir dos anos 1970, a iniciativa então ousada e isolada de um empresário de instalar uma fábrica de chocolate caseiro na cidade deflagrou novo momento no processo, com fortes implicações no turismo e na economia local.
PALAVRAS-CHAVE: História do Turismo. Chocolate. Gramado. Brasil.
file:///C:/Documents%20and%20Settings/ucs/Meus%20documentos/Downloads/7702-20683-1-SM.pdf



sábado, 6 de junho de 2015

CHAMADA DE TRABALHOS Edição Especial REVISTA ROSA DOS VENTOS



A Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade (ISSN – 2178-9061) publicação trimestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul – UCS (PPGTURH/UCS) está recebendo artigos para compor uma edição especial (Chamada de Dossiê) sobre:

Competitividade das Destinações Turísticas

a ser publicado na edição de out-dez de 2015. 

Os organizadores são os professores 
Dr. Luiz Mendes Filho (UFRN) e o Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS).  
A submissão de trabalhos em português, espanhol ou inglês, 
deverá se dar até o próximo dia 

30 de junho de 2015, 

no endereço

Lembramos que, conforme normas do periódico, o título e o abstract, ambos em inglês,  
devem anteceder as informações em português. Serão aceitas publicações de artigos de desenvolvimento teórico na área de Turismo e da Hospitalidade. Assim, esperam-se artigos que versem sobre abordagens teóricas e/ou epistemológicas do turismo e da hospitalidade, a luz de diversas óticas e paradigmas, incluindo análises, diálogos e debates acerca de novas teorias ou de teorias já existentes. A seleção dos artigos para esta edição especial obedecerá aos critérios gerais da Revista.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

155º BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTURH-UCS


“Para olhar o jardim na cidade: turismo, design gráfico e o Jardim Botânico de Porto Alegre/RS” é o título da dissertação de Aline Valéria Fagundes da Silva, que terá sua banca de defesa no próximo dia 11 de junho (quinta-feira). A pesquisa, orientada pela Dra. Susana de Araújo Gastal, terá como avaliadoras as professoras Dra. Tânia Marques Strohaecker (UFRGS), Dra. Luciene Jung de Campos (UCS) e Dra. Vania Beatriz Merlotti Herédia (UCS).

O ato acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Mestrado tem portas abertas ao público, e início marcado para às 13h30min, na Sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul.  


quarta-feira, 3 de junho de 2015

NOVO ARTIGO DA EQUIPE DO PPGTURH-UCS

 Já está em circulação o livro "A Construção Social das Emoções - Corpo e produção de sentido na Comunicação", organizado pela professora Dra Denise da Costa Oliveira Siqueira e editado pela Sulina. A publicação trás artigo assinado pela professora Susana Gastal, do corpo permanente do PPGTURH-UCS, com a Dra Mariana Selister Gomes, professora da Universidade Federal de Sergipe.

O artigo segue a linha de pesquisa de Mariana, no Doutorado em Sociologia pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (ISCTE-IUL), Portugal (2013), que teve a professora Susana como co-orientadora. Na presente discussão, as autoras abordam, em estudo comparado, a presença da mulher na publicidade turística que utiliza as baianas do Acarajé (Bahia) e as avós (“nonas”) na Serra Gaucha.