quarta-feira, 10 de junho de 2015

ARTIGO NA TURISMO, VISÃO E AÇÃO DESTACA PESQUISA DO PPGTURH SOBRE A PRESENÇA DO CHOCOLATE EM GRAMADO


Já circula mais um número da competente revista Turismo Visão e Ação, editada pelos colegas do Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Univali.
Nesta edição, destacamos o artigo da mestra pelo PPGTURH-UCS, Daniela Pereira de Vargas, em conjunto com o professora Susana Gastal, que resgata a história da presença do Chocolate em Gramado, RS, assim como um pouco da trajetória do Turismo, neste cidade ícone do turismo brasileiro.
Confira:
CHOCOLATE E TURISMO: O PERCURSO HISTÓRICO EM GRAMADO, RS
Daniela Pereira de Vargas, Susana Gastal
Resumo - Gramado, no Rio Grande do Sul, integra a lista de destinos indutores do Turismo no Brasil, criada pela autoridade federal da área. Tal classificação é resultado de esforços locais contínuos ao longo do século XX para atrair visitantes. Em sua etapa mais recente, o chocolate ganhou centralidade nesse processo. Nesses termos, o presente estudo teve por objetivo descrever a trajetória histórica do Turismo e do Chocolate na cidade, para avaliar suas implicações mútuas ao longo do processo. Metodologicamente associada à História Oral, a pesquisa teve como fonte dados documentais, 15 entrevistas com sujeitos envolvidos com a produção do chocolate e depoimentos de outros sujeitos em publicações locais sobre a presença do turismo na cidade. Os resultados mostram que os turistas são presença na cidade desde seus primórdios, consolidando-se nos anos 1920-1930. Os anos 1950 marcaram-se por iniciativas institucionais públicas e privadas para ampliar essa presença. A partir dos anos 1970, a iniciativa então ousada e isolada de um empresário de instalar uma fábrica de chocolate caseiro na cidade deflagrou novo momento no processo, com fortes implicações no turismo e na economia local.
PALAVRAS-CHAVE: História do Turismo. Chocolate. Gramado. Brasil.
file:///C:/Documents%20and%20Settings/ucs/Meus%20documentos/Downloads/7702-20683-1-SM.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário