domingo, 21 de junho de 2015

REITOR DA UCS PRESENTE EM REUNIÃO DO GRUPO DE PESQUISA AMORCOMTUR!



Encontro de amorosidade e autopoiese. Provavelmente essa expressão, em seu sentido pleno, seja a mais representativa para o que ocorreu nesta sexta-feira, mais uma vez, no Amorcomtur. Sim, todas as semanas, o grupo se reúne, pelo menos duas vezes, para os já tradicionais Encontros Caóticos em Comunicação e Turismo e suas transversalidades. Amorosidade e autopoiese são a nossa marca. Então, qual a novidade? A novidade é que, nesta semana, para a atividade que estamos chamando de “Gente Nossa!” , contamos com a presença do reitor da UCS, Prof. Dr.Evaldo Antonio Kuiava.
Ele chegou no horário combinado, sorridente, e sentou-se na ‘roda’, ao lado de uma estudante de graduação, pesquisadora amorosa iniciante, Keylla Fochezatto Marin, depois de olhar uma cadeira à frente, que o aguardava e desviar. Preferiu sentar-se em roda, colocar-se alinhado como um do grupo. Estávamos aguardando sua presença, com alegria. Não havia uma grande preparação e tampouco cerimônia maior. Eu expliquei, depois, esperávamos o reitor, sim, mas, também o pesquisador para uma 'conversa' de grupo de pesquisa. Então, a sala de aula estava organizada, como sempre, para o grupo. A maior parte dos integrantes do grupo conseguiu estar presente. Havia alegria, pela disponibilidade do reitor, para participar de uma roda de conversa da semana, em um de nossos momentos ‘tão caros’ encontros caóticos de saberes. Um diferencial, mas que também marca os momentos especiais do grupo foram as flores.
Agradeci e falei um pouco sobre a trajetória do grupo que, em pouco menos de quatro anos, tem conseguido mobilizar uma produção linda de pesquisa na UCS, também apresentada amplamente em eventos, e acionar ‘entrelaços’ importantes, como com a Universidade Federal do Amazonas e com representantes de tantas outras universidades brasileiras. Destaquei também o vínculo com professores de Portugal, que resultam, neste momento, a ampliação do projeto do Amorcomtur! para Usina de Saberes Luso-Brasileiros.
Professor Kuiava foi recebido pelo grupo com amorosidade e alegria, para falar de sua experiência, como pesquisador, de seus interesses em pesquisa. Viveu, ele também, o encontro com a clássica pergunta, que faço para todos que chegam ao grupo: “O que te importa [na pesquisa]?”. Participou da roda de conversa, ouvindo, atentamente, a apresentação dos diversos pesquisadores, da graduação em Comunicação e do mestrado e doutorado em Turismo e Hospitalidade, juntamente com o colega pesquisador amoroso, o professor Daniel Vargas.
Neste momento, faço minhas as palavras de Natalia Biazus, a mestranda em Turismo e Hospitalidade, que fez a apresentação do professor, ao modo do grupo. Ao final do texto que preparou, ela disse: “Professor Evaldo, acredito que compartilhamos de um mesmo sentimento: a paixão pelo que fazemos! Seja bem-vindo ao AMORCOMTUR!”. Ao grupo todo, quero dizer do orgulho e agradecimento imenso, por fazer parte de uma rede de amoramizade tão linda e produtiva. Ubuntu! Somos quem somos porque somos nós!
A proposta do Encontro Caótico ‘Gente Nossa’ é uma atividade do grupo, que convida pesquisadores para compartilharem sua experiência de pesquisa e conhecerem os pesquisadores amorosos. A ideia é seguir transversalizando saberes e produzindo entrelaços. A Profa. Dra. Branca Sólio, do Curso de Comunicação Social (UCS) já participou do evento e já está agendada a presença, também como convidada especial, da Profa. Dra Susana Gastal, da Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário