terça-feira, 23 de junho de 2015

BACHARELADO EM TURISMO RECEBE NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO MEC.


Avaliadores do Ministério da Educação estiveram na Cidade Universitária, na segunda semana de junho, para verificar in loco as condições de oferta do Bacharelado em Turismo - Caxias do Sul, que ficou com o conceito 5, a nota máxima para a obtenção do Reconhecimento pelo MEC.
Divulgado na tarde desta segunda-feira (22), o Relatório da Comissão de Reconhecimento de Curso do Ministério da Educação, que avaliou o Bacharelado em Turismo não deixa dúvidas. O curso, implantado em 2012 no Campus Universitário de Caxias do Sul, tem excelentes condições nas três dimensões avaliadas e que constituem a sua espinha dorsal: organização didático-pedagógica (conceito 5); corpo docente (conceito 5); e infraestrutura (conceito 4,5). Conceito final: 5.
Para chegar a esses resultados, os professores Dario Luiz Dias Paixão (UFPR) e Jasmine Cardozo Moreira (UEPG), membros da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, conversaram com alunos, professores e gestores, verificaram os documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso), os relatórios de autoavaliação, analisaram o acervo bibliográfico, visitaram salas de aula e laboratórios, analisaram o perfil do corpo docente, a proposta curricular, os espaços de apoio ao aluno e as condições de acessibilidade e sustentabilidade das instalações em geral. A avaliação in loco faz parte dos procedimentos que visam o Reconhecimento de um curso superior, e integra as ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Segundo, o Ministério da Educação, "as informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições".

Interação com a pós-graduação é fator decisivo para a qualidade do curso 
A interação é uma das marcas do Programa de Hospitalidade da UCS, no qual se enquadra o Bacharelado em Turismo, o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, e os cursos de Hotelaria, Tecnologia em Eventos e em Gastronomia. Na foto ao lado, estudantes de graduação - dos cursos de Turismo e de Gastronomia - e do mestrado e do doutorado em Turismo e Hospitalidade realizam conjuntamente uma atividade de estudos na cidade de Nova Petrópolis.
O professor Michel Bregolin, coordenador do Bacharelado desde março de 2012, comemora o resultado da avaliação do MEC e destaca que a conquista dessa nota deve-se ao envolvimento de todos: alunos, professores, funcionários e gestores comprometidos com a busca da excelência. Além disso, também é resultado da tradição da UCS na área, com uma história que começa na criação do primeiro curso superior de Hotelaria do país, em 1978, passa pela publicação de coleções específicas da área por parte da Editora da Universidade (EDUCS), pela implantação dos cursos de Turismo em Canela (1994) e Bento Gonçalves (2000), pela criação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e da Escola de Gastronomia, pela implantação de cursos de graduação na área de Eventos e de Gastronomia, e que, em 2015, traz ainda outras importantes conquistas, como o início das aulas do Doutorado em Turismo e Hospitalidade e da Escola de Viagens.

Viagens de estudo também são destaque na avaliação
Para satisfação do coordenador do Colegiado do Curso, dos estudantes, dos professores, dos gestores, dos egressos e da Instituição como um todo, a expressão "excelência" foi por várias vezes utilizada pelos avaliadores no Relatório de Avaliação, como se pode ver nos trechos extraídos do Relatório.
 "O Curso de Bacharelado em Turismo da UCS contempla em seu Projeto Pedagógico, de maneira excelente, as demandas de natureza, econômica e social que justificam a oferta do curso, atendendo diferentes demandas da região. Da mesma forma, estão previstas, de maneira excelente, em seu PDI, as políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento do ensino, bem como na promoção das atividades de iniciação científica e nas políticas de extensão, voltadas para a comunidade sob forma de cursos, eventos, ações culturais, entre outras. Os objetivos do curso apresentam excelente coerência em relação ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular e ao contexto educacional. Quanto ao perfil profissional, expressa, de maneira excelente, as competências. Um diferencial é a disciplina denominada Viagens de Estudos (I, II, III e IV,) durante as quais os alunos participam de vivências em campo, com o propósito de estimular o aluno a desenvolver uma percepção mais aprofundada das realidades e contextos do turismo. Os conteúdos curriculares implantados possibilitam, de maneira excelente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia".
"Quanto ao conceito 5,0 da Dimensão 2, este se dá pela observância de fatores positivos relacionados ao corpo docente do curso, especialmente no que se refere à titulação, experiência acadêmico-profissional, dedicação integral ao curso e produção acadêmica. A relação do curso de graduação com o corpo docente do Mestrado e Doutorado em Turismo é fator decisivo para a qualidade do planejamento, organização, gestão e avaliação do curso. É importante destacar a atuação do coordenador do curso, do NDE e do Colegiado, todos imbuídos da missão de realizar um curso de excelente qualidade".

Avaliação faz parte da rotina da Universidade 
Nesta segunda-feira, uma nova comissão de avaliadores "ad-hoc" chegou à Cidade Universitária para avaliar o curso de Design de Moda, que funciona no Campus 8 e integra o Centro de Artes e Arquitetura.
Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1435006565


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