segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FORTE PARTICIPAÇÃO DO PPGTURH-UCS NO 15º CONGRESSO MUNDIAL DE LAZER

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro deste ano, aconteceu na cidade de São Paulo-SP o 15º Congresso Mundial de Lazer, realizado pelo SESC, com apoio acadêmico da Universidade de São Paulo e em parceria com a World Leisure Organization (WLO), tendo como tema, Lazer sem Restrições. Nessa edição do evento, que pode ser considerado o principal sobre a temática, foram abordadas as questões das barreiras – físicas, simbólicas e socioeconômicas – que dificultam o acesso ao Lazer, considerado como um direito na sociedade contemporânea (https://2018wlcongress.sescsp.org.br).
O Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Urbanos, da UCS, vinculado ao CNPq, mobilizou-se para estar presente e participou ativamente, considerando a oportunidade única por sua realização no Brasil. Dessa maneira, sob a orientação do Professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, os alunos do PPGTURH, Bruna Tronca, Morgana Pizzi Moraes e Ricardo Daneluz Neto, apresentaram os seguintes trabalhos:

·       Espaços públicos de Caxias do Sul: lazer e apropriações  diversas;
·      O lazer e as lógicas superestruturais na Serra Gaúcha;
·      CTG como equipamento de lazer em Caxias do Sul-RS;
·      Acessibilidade em espaços de lazer de Caxias do Sul-RS;
·    Apropriação para o lazer dos espaços públicos de Bento Gonçalves-RS.
 Compuseram ainda esse grupo de pesquisa, entre os  autores dos trabalhos, a doutoranda Jacqueline Maria Corá, a mestranda Rosiane Machado Pradella e as alunas de Iniciação Científica Marceli Costa Marcolim, Angélica Ravizzoni Veronese, Caroline Peccin da Silva, Júlia Altmann, Elis Louise Cuchinir Oleas e Eduarda Fronza Nagildo; reforçando o aprimoramento dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo na pesquisa científica do lazer, com ênfase na questão do território como categoria de análise.
Destacam-se, ainda, as presenças: da professora Ana Beber, em estágio pós-doutoral no PPGTURH, que apresentou a pesquisa “Musealização da ‘Casa Velha’: patrimônio, turismo e lazer em tensão”, escrito com a Profa. Dra. Susana Gastal; da doutoranda Letícia Indart Franzen, que apresentou os trabalhos “Cemitério como espaço de lazer: uma possibilidade viável”, de sua autoria juntamente com Charlene Brum Del Puerto e com a Professora Maria Luiza Cardinale Baptista, e “Acesso dos idosos ao lazer digital”, de autoria com Larissa Rodrigues e Ana Carolina Pigato; e da doutoranda Angela Teberga de Paula, com a pesquisa “Lazer e imigração em São Paulo-SP e Caxias do Sul-RS”, de autoria conjunta com Tainá Amanara Aguiar Giordan Santos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário