COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO: O CASO DA INTEGRAÇÃO TURÍSTICA DA SERRA GAÚCHA POR MEIO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA (OBSERVATUR)
Lirian Maria Meneghel[1]
Edegar Luis Tomazzoni[2]
Resumo: Enquanto os conceitos das teorias da comunicação foram ampliados, sem modificá-las substancialmente, o turismo tem-se destacado desde o início deste século, no cenário econômico mundial, em razão da necessidade humana de relacionamento e da curiosidade. Enquanto fator econômico, social e humanístico, o turismo constitui espaços de troca, por consequência, de comunicação. A interação comunicativa e responsável é imprescindível à convergência de objetivos para desenvolvimento, e neste caso, o desenvolvimento regional do turismo. O Observatório de Turismo e Cultura (Observatur) é exemplo de iniciativa de integração turística regional da Serra Gaúcha. Sua base estrutural é a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Mestrado em Turismo. O Observatur é constituído por pesquisadores e por representantes da comunidade regional que se reúnem frequentemente para discussões democráticas, reflexões, intercâmbios de conhecimentos e decisões compartilhadas.
Palavras chave: Comunicação. Turismo. Desenvolvimento Regional. Serra Gaúcha, Observatur.
[1] Mestre em Comunicação e Informação (Universidade Daix Marseille II) e Mestranda em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Marketing (ESPM). Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
[2] Doutor em Turismo, com Ênfase em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação (PPGTUR), Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário