quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Alunas Ana Carolina e Andressa Generossi apresentam arigo na Anphort

HOSPITALIDADE E INOVAÇÃO NO EVENTO

“NATAL LUZ” EM GRAMADO – RS

OLIVEIRA, Ana Carolina [1]

GENEROSI, Andressa [2]

TOMAZZONI, Edegar [3]

Resumo: A hospitalidade é um fenômeno social que está presente em todos os contextos e interações dos seres humanos. Aproxima as pessoas e possibilita trocas de conhecimento, afetos, etc. Desse modo, apresenta-se como fator fundamental para o turismo, uma vez que esse é fenômeno de experiências vividas e de relações entre pessoas. Assim, o objetivo do presente artigo é discutir e analisar como aumenta o número de visitantes que participam do evento “Natal Luz” de Gramado – RS por meio da hospitalidade e da inovação. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, como também a observação participante. Tendo em vista que o “Natal Luz” é um evento pioneiro e único no Brasil, realizado há 24 anos em Gramado, além de ser um dos maiores do mundo, salienta-se a relevância do estudo, assim como, objetiva-se ao discutir o assunto, questionar se ao cultivar a hospitalidade, esta se apresentaria como uma estratégia de inovação. Dessa forma, percebe-se ao fim da pesquisa a importância do acolhimento e das relações entre anfitriões e visitantes em todo o contexto das atrações do “Natal Luz”, uma vez que são essas relações de hospitalidade uma das principais razões motivadoras da ida desses visitantes para a cidade de Gramado.

Palavras-chave: Hospitalidade; Turismo; Inovação; Evento “Natal Luz”.



[1] Mestranda do Programa de Pós-graduação em Turismo - Mestrado da Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Educação e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

[2] Mestranda do Programa de Pós-graduação em Turismo - Mestrado da Universidade de Caxias do Sul, (ver o resto). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul.

[3] Doutor em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP), Professor e Pesquisador do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário