quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AMFORHT - Relatado por Ana Carolina

Aconteceu em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de setembro o Fórum da AMFORHT (Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria), sob o tema Turismo de experiência e formação profissional. O mestrado em turismo da Universidade de Caxias do Sul esteve representado pelas mestrandas Ana Carolina e Andresse Generossi e pela professora Susana de Araújo Gastal.

Em momento de descontração, Prof. Mirian Rejowki (UAM), mestranda Ana Carolina (UCS) e prof. Susana Gastal (UCS)

Mestrandas Ana Carolina e Andressa Generossi

Abaixo segue relato da aluna Ana Carolina sobre o evento:


Caros amigos e colegas de mestrado

Depois de dois dias no evento da ANPTUR, discutindo e conhecendo as pesquisas em turismo que estão sendo realizadas no Brasil, fui para o evento da AMFORHT, Fórum Mundial de Turismo e Hotelaria.

Bem, creio que esse evento completou a semana de forma satisfatória, uma vez que foram apresentados pesquisas e cases de turismo em todo o mundo. As palestras foram muito interessantes, deu para ver quanta coisa nova está acontecendo fora do Brasil.

O tema do evento era turismo de experiência. E realmente esse foi o foco. Experiência nos eventos, nos hotéis, na natureza, na gastronomia, nas agências de viagem, tudo muito criativo e diferente.

Na Europa, deu para ver como está crescendo os “presentes de experiência”. E já está chegando aqui, e com concorrência entre Smart Box e A Vida é Bela!!

É impressionante como temos muito que caminhar e nos organizar na área do turismo, o coordenador do bacharelado em Gestão da Experiência Dr. Mário Passos Ascenção da HAAGA-HELIA Universidade de Ciências Aplicadas da Finlândia que nos diga. Quanto mais ele falava sobre as experiências do país, mais ficávamos impressionados com tanto desenvolvimento e inovação.

A apresentação do artigo “Hospitalidade e Inovação no evento Natal Luz de Gramado – RS” por mim e a Andressa também foi um grande aprendizado ao discutirmos e ouvirmos as sugestões do Dr. Renê Correa do Nascimento e da Dra. Elizabeth Kyoto Wada.

É claro que finalizar a semana ouvindo Gilles Lipovetsky foi fechar com chave de ouro. O filósofo destacou alguns trechos de suas obras, principalmente, do livro A Era do Vazio. E em relação às viagens, acrescentou que os homens buscam sentir novas sensações, descobrir as coisas. Segundo ele, a curiosidade se tornou uma paixão fatal. E no turismo, há a descoberta de locais que são obras primas e as pessoas buscam o prazer, os lugares exóticos. Destacou diversos pontos acerca do individualismo, a solidão e o consumo.

É complicado resumir toda a troca e discussão que foi possibilitada por meio do evento. Mas, quem se interessar em saber mais estarei à disposição para apresentar o material que trouxe do evento e para batermos um papo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário