sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Revista Rosa dos Ventos


É com prazer que o PPGTur da Universidade de Caxias do Sul anuncia o lançamento do primeiro número da REVISTA ROSA DOS VENTOS, fruto de discussões realizadas entre os o corpo de professores dessa Instituição. As discussões indicavam espaço para uma publicação acadêmica que tivesse como preocupação não apenas o resultado de pesquisas, além de reflexões teóricas e metodológicas, mas que também disponibilizasse documentos que viessem a servir para estudos futuros. Estas fontes primárias, em geral reunidas pelo trabalho minucioso de alguns pesquisadores, uma vez utilizadas em suas pesquisas acabam por não ter a circulação que poderiam e deveriam ter, para continuar alimentando novos conhecimentos.

Nestes termos, o primeiro número traz a coleção dos Cartazes da Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul desde 1931, reunida e disponibilizada pela pequisadora Alexandra Zottis.

Outra opção editorial deste número foi a de incluir uma seleção de textos de alguns dos membros do nosso Conselho Editorial, como Regina Schluter, Antonio C. Castrogiovanni, Euler David Siqueira e Luiza Azevedo Luindia. Os textos dos Conselheiros, indicam as preocupações teóricas e metodológicas que a Revista busca perseguir. As temáticas são amplas, mas apresentam um viés importante na busca de compreender a sociedade contemporânea, na sua relação com o Lazer e o Turismo.

Temos a honra, ainda, de publicar resultados da mais recente pesquisa do professor Pedro Américo Pelegrini Filho, sobre a Capoeira e suas interações, entre outros, com o Turismo.

Nossa proposta é a de contribuir para a qualificação da pesquisa em Turismo, Hospitalidade e Lazer, no Brasil.

Contamos com sua participação neste debate que se inicia.

Visite-nos e Boa leitura.

Um comentário:

  1. Parabéns pela publicação, a capa está linda, o nome articulado com a disciplina, e os artigos estão interessantes e atuais.
    Rosana Peccini

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário