quinta-feira, 26 de julho de 2012

POR ONDE ANDA... ALVARO MACHADO


O Álvaro Machado, pura gentileza, manda nos dizer:

“Continuo trabalhando na Secretaria de Estado do Turismo. A partir de 2012 assumi a gerência do Projeto M.I.C.E no Estado (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions), que resultou, num primeiro momento, na montagem da proposta do Centro de Feiras e Eventos de Porto Alegre que deverá ser assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Estamos também em início de estruturação do projeto do segmento de Negócios e Eventos com algumas propostas bem interessantes. Devido à atividade junto ao Turismo de Natureza, que ainda mantenho sob meus cuidados na SETUR-RS. Estive em dezembro passado em Paris, representando o Rio Grande do Sul no Salon Nautique de Paris e participei da RIO+20, onde palestrei sobre o turismo de natureza no Rio Grande do Sul. Promovendo o Estado em um estande do Governo. Em função da nova atividade, estive mês passado em Baltimore na AIBTM (Feira do segmento de Negócios e Eventos) e em Nova York em um workshop promovido pela EMBRATUR para agentes que trabalham com o segmento de Negócios e Eventos. Continuo trabalhando na coordenação do Curso de Turismo da FACCAT e na organização da Região do Vale do Paranhana, onde coordeno o Fórum Regional de Turismo. Ano passado estive focado na organização da Conferência estadual de Turismo que gerou o primeiro Plano Estratégico de Turismo do Rio Grande do Sul. Fora isso, como não dá para parar de estudar, resolvi investir no estudo do Inglês e do Francês, com aulas toda semana. Ainda penso em fazer um doutorado futuro, porém no momento, em função das diversas atividades está sendo difícil concretizar esse desejo.Saudades dos tempos de mestrado e das boas histórias que vivemos juntos. Abraços a todos, alvaro machado"

A dissertação do Alvaro, orientada pela Drª Suzana Maria de Conto e defendida em 2011, intitula-se "Práticas ambientais na seleção, no planejamento e na comercialização do ecoturismo: Informações de agências de ecoturismo do Rio Grande do Sul"

O MESTRADO EM TURISMO DA UCS: DE CARA COM O ZOO

Quem visita o Mestrado em Turismo da UCS, no bloco 46 da Cidade Universitária, em Caxias do Sul, logo percebe que está em um lugar diferente, em uma parte privilegiada do campus, a começar pela abundante vegetação a sua volta. São muitas as araucárias, que remetem ao frio da região sul do Brasil. Em meio a essas e outras árvores imponentes, bem frente ao bloco, está o querido Zoo da universidade. Os animais, que em geral se encontram ali para serem reabilitados e retornarem ao seu hábitat, são cuidados pelo pessoal da Biologia, muito bem cuidados por sinal, pois é possível observar que muitos animais têm uma alimentação balanceada, à base de frutas. Alguns micos, mesmo confinados, se valem de um alimento que, ali, “cai do céu”: os pinhões.

Um breve passeio pelo Zoo é uma verdadeira aula de educação ambiental, principalmente pela biodiversidade que ali se apresenta. No lago em frente – sim, também temos um lago -há marrecos e um belo cisne negro (exemplo utilizado na aula do prof. Köche; quem fez a disciplina dele sabe do que se trata...).

Não raro, é possível estar em sala de aula e ouvir, ao longe, o barulho dessas aves. Aliás, até algum tempo atrás, ouvia-se não só essas aves, como também um leão, que tinha até hora para rugir: por volta das 17h, segundo relato de ex-alunos, que lamentaram a morte do “bichinho”, ocorrida há um ou dois anos, mas que é citado no depoimento de Rebecca, em outro texto neste blog.

Outro local de parada obrigatória é o serpentário, que causa medo em alguns, euforia em outros. Logo em frente, um dos locais mais utilizados para fotografias, é a escultura de uma cobra estilizada, pronta para dar o bote: as crianças (pequenas ou grandes) costumam gostar muito da simulação.

Não por acaso, o Zoo é local de visitação frequente não só da comunidade universitária (incluindo o pessoal do Mestrado em Turismo), como também de escolas e, aos fins de semana, da comunidade em geral, que lota o espaço, sobretudo em dias ensolarados e de mais calor.

Isso que nem falamos da beleza dos tucanos, da pequenez dos saguis de tufos brancos, da irreverência do furão, da exuberância das araras, da cara nada amistosa do puma...

O Zoo faz parte não só da trajetória do Mestrado em Turismo, que está sediado no bloco 46, como também da Universidade e da cidade de Caxias do Sul como um todo.

É um privilégio estudar nesse espaço.
Jaciel Gustavo Kunz

quarta-feira, 25 de julho de 2012

MESTRANDO PPGTUR MINISTRA OFICINA


POR ONDE ANDA ... POLIANA FABÍULA CARDOZO



Poliana nos escreveu:

"Ahhh,  vamos lá, deixa eu contar por onde eu ando....

Olha que depois de defender a dissertação eu andei hein? em 2005 fui para Macapá, fiquei quase um ano lá trabalhando em um curso privado de turismo e em 2006 passei em um concurso da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Irati e voltei pro Paraná.

Em 2008 iniciei o doutorado estudando os libaneses em Foz do Iguaçu e a sua(s) identidade(s) cultural(is) no PPG Geografia da UFPr, dessa vez sem tratar do Turismo, na tese. ( A dissertação tem como título: “
Possibilidades e Limitações do Turismo Étnico: A Presença Árabe em Foz do Iguaçu”)

Em 2009 casei!

Em 2010 fui para Alemanha fazer o sanduíche do meu doutorado, e foi super legal, fiquei 7 meses lá. Agora, em 2012 defendi a tese (logo mando cópia para o PPGTur UCS), voltei da minha licença de dois anos na Universidade, assumi o escritório e relações internacionais do campus onde atuo e estou trabalhando bastante: orientando IC, aulas na graduação, participando de eventos (organizando, também), submetendo projetos de pesquisa para órgãos de fomento, batalhando por intercâmbios acadêmicos,  etc... Espero logo dar aulas na pós.

Nesse meio tempo, viajei bastante pelo mundo e até criei um blog de imagens e relatos das experiências. Chequem: 
http://polianacardozo.blogspot.com.br/ 

Em toda essa trajetória nunca esqueci de onde saí, das casas que me formaram e dos mestres que fizeram a diferença na minha vida, tanto na graduação (Unioeste, Foz), como na pós. E da UCS, como posso deixar aqui de falar da Susana Gastal, da Margarita Barretto, da Suzana de Conto, da Mirian Rejowski? Ohhh, foram tantas coisas aprendidas com elas, em sala de aula, fora da sala, no colegiado do curso!!! Coisas que carrego comigo até hoje. Obrigada mesmo.
Quando algum de vocês estiver aqui por esses pagos, deem uma chegadinha: é bem pertinho de Curitiba! E espero poder encontrar os mais queridos e conhecer as novas gerações no Semintur esse ano. Abraços."


http://www.facebook.com/poliana.cardozo
http://lattes.cnpq.br/1834607520455691
 

Profa. Dra. Poliana Fabíula Cardozo / Departamento de Turismo (Tourism Department) &
Escritório de Relações Internacionais (International Affairs Office) / Universidade Estadual do Centro-Oeste (campus Irati)- Paraná, Brazil. / skype: polianacardozo_unicentro

www.unicentro.br

terça-feira, 24 de julho de 2012

POR ONDE ANDA... CAROLINE CERETTA


Olá colegas. Eu terminei minha dissertação em 2005 e desde 2009 sou professora da Universidade Federal de Pelotas. Tenho me dedicado a vida acadêmica desde 2003, quando ingressei no Mestrado da UCS. Ainda tenho saudade de Caxias do Sul, mas sempre reencontramos amigos, professores e colegas nos Congressos pelo mundo afora. Grande abraço e quando passarem por Pelotas, façam-nos uma visita na UFPEL.Caroline Ceretta”

A dissertação de Carline intitula-se “A composição do gasto turístico nos municípios de Canela e Gramado/RS 2005”, orientada pelo Prof. Dr. Mário Beni, e pode ser acessada em

POR ONDE ANDA...: VANDER VALDUGA




Dando prosseguimento a série "Por onde anda...", agora é Vander Valduga que nos dá notícias. Mestrando da turma cinco do PPGTUR-UCS, sua defesa de dissertação aconteceu em 2007, com a pesquisa intitulada "O processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos".





Vander manda dizer:
"Eu estou na Universidade Federal do Parana, em Curitiba. Passei em primeiro no concurso para Alimentos e Bebidas, no departamento de Turismo e estou morando em Curitiba.Um grande abraço e saudades de todos,Vander"

Outras informações:




domingo, 22 de julho de 2012

REBECCA NO PPGTUR-UCS: UMA DOCE VISITA



Uma visita e muitas lembranças
Por Rebecca Cisne

Quando decidi fazer o Mestrado em Turismo, na UCS, não tinha a menor ideia de quão bom seria a experiência e a oportunidade de crescimento pessoal e intelectual.
O Mestrado guardou muitas boas surpresas, outras não tão surpreendentes assim: o frio! O aparente inimigo que deixou saudades! O convívio com os professores, que mestres! Os colegas de turma, os cafés, os chimas (o meu com chá de morango e mel, por favor! - heresia!) e, claro, muitas tardes de estudos e muitos debates epistemológicos regados a chocolate quente (o frio ainda era o inimigo aparente e o chocolate, o consolo para os corações)
Driblado o frio, estabelecidas as amizades, ampliado as relações aluno-professor-amigo, o Mestrado apresentava-se (e ainda se apresenta) como a melhor de todas as experiências (em seu sentido mais amplo) pelas quais passei. O convívio com colegas com diferentes backgrounds, uma nova percepção de Turismo, uma nova forma de encarar realidades e o aprendizado de que o mundo possui muitas verdades.
Com o término do Mestrado vieram as saudades: dos amigos, dos professores (também amigos), da especialíssima e excelentíssima secretária (Regina), sempre à disposição para quebrar todos os galhos e ser boa companhia para os almoços, e, claro, a saudade da UCS, do bloco 46, do lago e do leão (fiel amigo nas horas de frio).
E, se tem saudade, tem também a hora do retorno! Nas primeiras férias desde que entrei no Mestrado (em 2008), que lugar seria mais especial para aproveitar os dias de folgas que não no frio de Caxias e revendo e buscando reviver amizades e momentos felizes compartilhados ao longo de dois anos e meio.
A visita ao Mestrado representa a importância que todos têm para mim, como pessoa e como profissional. Agradeço imensamente a todos que compartilharam aquele momento de "expansão do ser Rebecca” e, claro, agradeço à hospitalidade e receptividade dos professores Susana Gastal, Marcia Cappellano e Eurico e, como não podia faltar, da Regina, nossa fiel secretária!

NOTA DOS EDITORES: REBECCA, RETORNE MAIS VEZES. ESTAREMOS SEMPRE DE BRAÇOS E CORAÇÕES ABERTOS PARA VOCÊ. E PARA QUEM NÃO SABE: O PPGTUR-UCS LOCALIZA-SE EM PRÉDIO EM FRENTE AO ZOOLÓGICO DA UNIVERSIDADE. DE MANEIRA QUE O LEÃO, A QUE ELA SE REFERE, É UM LEÃO MESMO, DE VERDADE.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

NÂNDRI STRASSBURGER APROVADA NA UNIOESTE


A mestre pelo PPGTUR/UCS, Nândri Cândida Strassburger, foi aprovada em primeiro lugar em concurso realizados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Nândri vai atuar na área de Hotelaria, no Campus de Foz do Iguaçu. Nossos parabéns à Unioeste, que passará a contar com um a profissional de primeira linha, e, claro, à Nândri. Muito sucesso!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

PPGTUR-UCS NO CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA




O mês de junho foi muito rico em experiências para os alunos e professores do PPGTUR-UCS. Além dos eventos já registrados nestas páginas, houve ainda o VII Congresso Português de Sociologia, realizado na cidade do Porto, em Portugal, que foi palco da primeira experiência internacional das mestrandas do Programa, Andiara de Souza Valentini e Paula Carina Mayer da Silva. Andiara apresentou no evento o artigo “O Ambiente e a Sociedade Rural de São José dos Ausentes nos Campos de Cima da Serra, Brasil”. Já a mestranda Paula apresentou o artigo “O Perfil dos Visitantes e a preservação ambiental no Parque Estadual do Caracol em Canela/RS”. O professor Eurico de Oliveira Santos, do corpo permanente do Programa, acompanhou as alunas.

domingo, 15 de julho de 2012

PROFESSORES DA UFJF E UERJ PALESTRAM NO PPGTUR-UCS





Os professores Dr. Euler David de Siqueira (UFJF) e Dra. Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) tiveram encontro com professores e alunos do PPGTUR-UCS, quando proferiram palestra intitulada “Comunicação, patrimonialização e gastronomia”, abordando discussão nas redes sociais, em torno do pleito de tornar a feijoada “prato típico” do Rio de Janeiro. A discussão foi de especial interesse ao Programa de Hospitalidade da UCS (que mantem um Curso de graduação em Gastronomia), dentro do qual está o Curso de Mestrado, com pesquisas na área. 

MARIANA SCHWAAB MACHIAVELLI: MAIS NOVA MESTRE EM TURISMO


A Banca de Defesa de Dissertação de Mariana Schwaab Machiavelli teve lugar no último dia 12 de julho, concedendo-lhe o título de Mestre em Turismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Participam da cerimônia acadêmica os professores Dr. Euler David de Siqueira (UFJF), Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos (UCS) e Dr. Rafael José dos Santos (UCS). A orientação é da professora Dra. Susana de Araújo Gastal.
Para Mariana, nossos parabéns pelo título.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

BANCAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO-UCS







Danila Santin, Lindiane Brum, Vinícius de Rossi e Guilherme Valenti, formando do curso de graduação em Turismo, da Universidade de Caxias do Sul,  tiveram bancas de avaliação de seus relatórios monográficos de  Estágio, neste início de semana. Acompanhando os professores Silvio Vianna e Michel Bregolin, participaram da avaliação dos trabalhos os mestrandos Franciele Lima, Monica Schneider e Magda Spindler. Em semana anterior, os mestrandos Jaciel Kunz e Carlos A. Krause já haviam participada em cerimônia acadêmica semelhante, para avaliar o trabalho de Patricia Di Doné. A inserção dos mestrandos em Turismo, nesse tipo de atividade, é parte de seu processo de formação didático pedagógico, bastante enfatizado no PPGTur.

MESTRADO EM TURISMO DA UCS NO 5º CLAIT


Mestrandos e mestres já formados pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado,da Universidade de Caxias do Sul, assim como professores da casa, estarão apresentando trabalhos no 5º Congresso Latino Americano de Investigação Turística, a ser realizado em São Paulo, em setembro. No Eixo 5 (Cultura e Turismo) estarão Rosana Peccini (com nosso ex-professor, Edegar Luis Tomazzoni), com trabalho intitulado “Turismo Gastronômico: O Galeto al Primo e o patrimônio cultural de Caxias do Sul”; Krisciê Pertile (com Susana Gastal), com o artigo “Gastronomia e turismo: A presença dos ingredientes nos pratos tradicionais”; e Pedro Henrique Sanches e Diogo Lüders Fernandes (ambos com nossa ex-aluna Poliana Fabíula Cardozo), respectivamente com os artigos “O potencial e o uso dos atrativos turísticos culturais do município de Prudentópolis/PR” e “Atividade turística no território do Contestado, de que turismo estamos falando”. No Eixo (Gestão em Turismo) estará o mestrando Jaciel Gustavo Kunz (com a professora Suzana Maria de Conto), com trabalho intituladoTransportes turísticos no contexto do desenvolvimento sustentável: A gestão de resíduos sólidos aeroportuários”.

terça-feira, 10 de julho de 2012

SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

Encontram-se abertas as inscrições e as submissões de trabalhos técnicos ao Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos - AMBIENTUR, um dos poucos eventos voltados especificamente à temática no Brasil. O AMBIENTUR é realizado pela UCS e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, da qual faz parte a Profa. Dra. Suzana De Conto. A professora atua como membro da Comissão Científica do evento, que ocorre no mês de outubro, na cidade de Bento Gonçalves.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

124º DEFESA NO MESTRADO EM TURISMO/UCS

A mestranda Mariana Schwaab Machiavelli terá sua Banca de Defesa de Dissertação nessa quinta-feira, dia 12, às 14h, na sala 409, do Bloco 46 - Cidade Universitária. Participam da cerimônia acadêmica os professores Dr. Euler David de Siqueira (UFJF), Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos (UCS) e Dr. Rafael José dos Santos (UCS). A orientação é da professora Dra. Susana de Araújo Gastal.
Sob o título “Festa Temática: Um estudo com as representações sociais da Festa Nacional do Champanha”, conforme seu resumo, a proposta da pesquisa foi a de apresentar a Festa Nacional do Champanha – Fenachamp, realizada em Garibaldi/RS, desde 1981, para celebrar o pioneirismo do município na produção de espumante, no Brasil. A metodologia organizou-se considerando as técnicas da história oral, em especial a entrevista e a pesquisa documental; e a teoria das representações sociais, para organização e análise dos resultados. A partir do estudo, o trabalho propõe a aplicação da expressão festa temática para designar as festas que se buscam como entretenimento e se colocam como um acontecimento para a comunidade, tendo o seu imaginário organizado a partir de produto ou expressão cultural tradicional do local que as realiza.

UCS FAZ BONITO EM PORTUGAL




O VIII CITURDES, realizado na cidade histórica de Chaves, em Portugal, foi uma excelente oportunidade de confraternização entre alunos, ex-alunos e professores do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, que apresentavam trabalhos no evento acadêmico. Na foto, os ex-alunos Michel Bregolin, Juliana Rose Jasper, Laura Rudzewicz e Ana Beber; as alunas Andiara de Souza Valentini, Paula Carina Mayer da Silva e Francielle de Lima. Completam o grupo os professores Eurico de Oliveira Santos e Susana Gastal. Na confraternização, muitas risadas.... 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dissertações selecionadas para o Prêmio ANPTUR


A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR  divulgou as sete dissertações selecionadas, entre as mais de trinta inscritas, para seu prêmio anual. Confira: http://www.anptur.org.br/portal/


PRÊMIO DISSERTAÇÃO DESTAQUE – ANPTUR - 2012
DISSERTAÇÕES SELECIONADAS PARA A SEGUNDA ETAPA
( por ordem alfabética dos autores)
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO
AUTOR
Da Pedagogia da Hospitalidade no Turismo ao Turismo pela hospitalidade
Ana Carolina Rodrigues Melo de Oliveira
Análise dos Stakeholders e Gestão dos Meios de Hospedagem: Estudo de Casos Múltiplos Na Vila do Abraão, Ilha Grande, RJ
Érika Sayuri Koga
Turismo e Paisagem Cultural: para pensar o transfronteiriço
Luciana de Castro Neves Costa
Planejamento Participativo: Uma Análise do Turismo de Uruçuca – Bahia
Mayne da Silva Santos
O Processo de Comunicação nos Destinos Turísticos: Um Diagnóstico de Balneário Camboriú, SC, Brasil
Pablo Flôres Limberger
Campos do Jordão (SP): De Estância de Saúde à Estância Turística
Priscyla Christine Hammerl
A Competitividade das Destinações Turísticas: O Caso de Foz do Iguaçu (PR), Brasil
Thays Cristina Domareski Ruiz



DISCENTES PARTICIPEM DE VISITA TÉCNICA A MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS EM POA

Alunos do PPGTUR da UCS participam de visita técnica a Museus e Espaços Culturais em Porto Alegre-RS. A visita faz parte do conteúdo programático da disciplina de Turismo e Cultura, ministrada pelo Professor Dr. Rafael José dos Santos. 
As atividades ocorreram no dia 01 de junho último e os espaços visitados foram: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e a Fundação Iberê Camargo.

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E EGRESSA EM LIVRO ORGANIZADO POR MÁRIO BENI


Foi lançado, em São Paulo, na última terça-feira, o mais novo livro organizado pelo Prof. Dr. Mário Beni (docente visitante do PPGTUR): Turismo - Planejamento Estratégico e Capacidade de Gestão. O livro, de 628 páginas foi editado pela Manole, tem 29 capítulos e contou com a contribuição de 40 autores, entre eles, docentes e egressa do PPGTUR. A seguir os capítulos:

12. Turismo e cultura: aproximações e conflitos
Susana Gastal (Docente do PPGTUR)
13. Dimensão político-institucional do turismo no Brasi
Cíntia Möller Araujo | Pedro de Alcântara Bittencourt César (Docente do PPGTUR)
26. Bases territoriais e redes do cluster de turismo
Mario Carlos Beni (Professor visitante) | Mauro José Ferreira Cury
27. Clusters de turismo
Mario Carlos Beni (Professor visitante)
28. A rede do turismo em ação: o caso de Bento Gonçalves e da Região Uva e Vinho (Serra Gaúcha) 547
Ivane Fávero (Egressa).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE PAULA FUGANTI



A dissertação de número122 do PPGTUR foi defendida pela agora egressa Paula Fuganti, na última sexta-feira, 29/06/2012, no bloco 46 da Cidade Universitária. A banca foi composta pelos professores Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS) e Dra. Luciene Jung de Campos (UCS) e Dra. Liliane Staniçuaski Guterres (UCS-orientadora). Parabenizamos a Paula pela conquista.

domingo, 1 de julho de 2012

MAIS UMA MESTRE EM TURISMO PELO PPGTUR DA UCS: CÍNTIA JONER MARTINS

Cíntia Joner Martins defendeu sua dissertação na tarde da última sexta-feira, dia 29/06/2012. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Liliane Staniçuaski Guterres, que teve, nessa tarde, suas primeiras defesas de dissertações como orientadora no PPGTUR. Estiveram presentes como membros da banca o Professor Luiz Gonzaga Godói Trigo (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS), Dr. Sílvio Vianna (UCS), além da orientadora. Parabéns à Cíntia e à Liliane!

RELEVANTE PRODUÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA EM ARTESANATO E TURISMO

Destacamos a produção científica e a participação em eventos do Grupo de Pesquisa em Artesanato e Turismo, coordenado pela Profa. Dra. Luciene Jung de Campos, docente do PPGTur. A professora apresentou, em abril deste ano, o trabalho “Sofrimento e Processo Criativo: o que pode o sujeito?” no I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada, na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. No mês seguinte, coordenou o I Seminário Fios ao Tear - Conversas com a Análise do Discurso sobre Autoria, na UFRGS, em Porto Alegre. No mesmo evento, estiveram apresentando o pôster “Quem é essa mulher que canta sempre esse lamento? Uma Abordagem Discursiva das Arpilleras chilenas”, os bolsistas da profa. Luciene, Raquel Alquatti e Ismael Pereira. Ainda no mês de maio, a professora Luciene participou da Mesa de Trabalho: Discurso, Resistência e Escrita, no III Simpósio Grupo de Teoria do “Discurso, Resistência e...”, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Em maio, por fim, também houve a participação da bolsista Raquel na Primeira Missão Acadêmica do Curso de Psicologia da UCS em Maio de 2012. Destino: Chile. Foi ao encontro de uma Arpillera (técnica artesanal chilena, produzida a partir de panos rústicos, provenientes de sacos de batata e farinha, costurada toda a mão com agulhas e fios), achou, e trouxe para a sala de pesquisa do PPGTur. Parabenizamos à equipe pelo belo trabalho que vem realizando!